quinta-feira, 1 de abril de 2010

Eden Lake

Informações Técnicas
Título no Brasil: Sem Saída
Título Original: Eden Lake
País de Origem: Reino Unido
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: Playarte Home Video
Direção: James Watkins
Sinopse: Steve planejou um fim de semana romântico com sua namorada Jenny, à beira de um belo lago, onde pretende pedir a mão dela em casamento. Logo que chegaram, foram incomodados pela presença de adolescentes arruaceiros, que não gostaram nem um pouco dos visitantes. Depois de um acidente entre os grupos, o líder da gangue adolescente, Brett, instiga seus amigos a apedrejar o carro do casal e segui-los pela floresta. Em pouco tempo Steve é pego, amarrado e torturado pelos garotos. Jenny assiste a tudo e tenta fugir para buscar ajuda e salvar a sua vida e de seu noivo.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1020530/

Trailer:

________________________________
Avaliação do Luisão (se for acampar, leve um nunchaku!!!)

E chegaram nossas pimentas de Londres!

Noite macabra especial por conta da safra de pimentas from hell que encomendamos numa loja na Inglaterra e que prometiam ser as mais-mais de todos os tempos: Satan’s shit, Dragon’s Blood 13 e Hotter than Hell! O Veredicto foi que a nossa conhecida Mad Dog ainda é a campeã de ardor em proporcionalidade, mas essas 3 novas aquisições são fortíssimas e muito dignas de serem servidas no nosso brinde macabro.

Fizemos então degustação na famosa brincadeira boba. Essa noite eu fui o mais fraco porque não estava com o estômago nos melhores dias pelos abusos alimentares e cervejisticos de domingo passado, mas o Erik mandou bem provando as 3 pimentas e o Pedro foi o mais Joselito da noite, provando todas e fazendo um “grand finale” comendo um terço de colher de café da Satan’s Shit... sofreu um bocado el cabrón.

(Ele foi muito macho ontem, pra compensar um grande lapso de heterossexualidade ocorrido no fim de semana passado. Pena que eu prometi pro Pedro que não ia contar pra ninguém que ele votou no Dicesar em paredão do BBB 10 contra o Dourado... ah, como eu queria poder espalhar essa noticia no blog).

O Sandro fez seu “debut” em Quartas Macabras e teve que comer pimenta também. Espero que volte outras vezes. Mas, se o Sandro não gostou do nosso brinde de pimentas (tenho a impressão que gostou sim), na sessão ele deu muita sorte. Filmão!!!

Pelos comentários de ontem após o término do filme, sei que os colegas macabros não gostaram tanto como eu de Éden Lake, mas sou incisivo em afirmar minha opinião de que até agora foi o melhor filme que assistimos em 2010.

Ontem rolou uma votação sem grandes paixões, mas bem divertida entre as seguintes opções: Zombies of Mass Destruction, Lake Mungo, Growth, The Daybreakers e Éden Lake.

Obviamente a minha opção de coração seria o Zombies of Mass Destruction, mas durante a semana, conversando com o Pedro e o Erik, eu lancei a idéia de optarmos por um filme que fugisse do contexto de humanos fugindo de alguma ameaça contagiosa ou sobrenatural. Estamos vindo da seguinte seqüência: [REC]2, Mutants e The Descent 2, os quais, cada um ao seu estilo abordam o tema de fuga e sobrevivência.

Por essa razão sugeri deixarmos o Zombies of Mass Destruction pra uma próxima semana, que esta não seria a melhor opção pra noite passada. Growth acabou preterido pela mesma razão.

Pois bem, Éden Lake também não é um filme sobre fuga e sobrevivência? Claro que sim. Então falhei na tentativa, mas acertei na escolha.

Trata-se da premissa mais batida do universo de filmes de terror: casal vai pra floresta e se dá mal, tendo de fugir de um louco (ou família/grupo de loucos) com facas na mão. Só que em Éden Lake o realismo do “pode acontecer mesmo” deixa a experiência muito mais impressionante. Um dos filmes mais verossímeis que eu já assisti.

Quem me conhece sabe que não sou sociável. Não tenho nenhum orgulho da raça humana pela crueldade intrínseca, camuflada pela doutrina cristã de ajuda ao próximo, de amor e fraternidade, uma mensagem em tese muito bonita, mas que é extremamente especista com os outros seres vivos, passando uma ridícula presunção que somos a “imagem e semelhança de Deus” e que os outros seres estão aqui para nos servir, doutrina essa que funciona só pra um grupo de tiozinhos que freqüenta a missa, mas que no dia-a-dia pouco se pratica. Eu já acho que a real essência do homem é violenta, e Éden Lake explora essa crueldade primitiva do ser humano comum.

Aqui o perigo não é um assassino louco com máscara de hóquei ou feita de pele de gente morta com uma moto-serra na mão (não, não é uma serra elétrica que o Leatherface empunha). Nem é uma família mutante canibal. São adolescentes comuns, de bicicletas BMX, que podem perder o controle a qualquer momento. Quem lembra daqueles três adolescentes na Ucrânia que mataram mais de 20 pessoas e filmavam as torturas com um celular??? Pois é...

Aqui, o grupo de adolescentes não é estereotipado como as crianças da Blatislávia de Hostel. Esqueçam também qualquer comentário de que esse filme é remake do francês ILS, porque não é!

No filme o casal vai acampar próximo a um lago, e divide a margem deste lago com um grupo de adolescentes que possuem um Rottwailer folgadíssimo, que resolve rosnar para a mulher do casal.

O marido vai tomar satisfação dos jovens, eles devolvem com vandalismo e furto do veículo, outras satisfações vão ser tomadas e por um acidente o marido mata o cão do grupo. A partir desse ponto o filme retrata a vingança dos adolescentes contra o casal e começa a mencionada “fuga e sobrevivência”.

O marido peca no enfrentamento do grupo desde a primeira oportunidade. Esse é o único senão no realismo do filme. Falta firmeza de macho no marido, e claro, um nunchaku na mão.

*** Alguns inevitáveis SPOILERS***

O marido sucumbe primeiro ao grupo, passando por uma sessão de tortura com estiletes onde cada membro do grupo é incentivado/forçado pelo líder a fazer pelo menos um corte ou perfuração na vitima amarrada. Tudo assistido pela esposa que está escondida na floresta. Tem uma estiletada na boca que é bem indigesta. Por fim o marido é queimado vivo.

A esposa assume o papel de protagonista, a qual sabemos no inicio do filme se tratar de uma professora de crianças. Uma atriz de beleza exótica, que ao contrário de qualquer clichê do gênero, não se transforma em uma heroína vingadora. Continua frágil, assustada e sem instintos violentos.

Após se esconder dentro de uma caçamba de merda (The Descent 2???) ela acaba matando um adolescente, o mais bocó de todos, mas mesmo assim percebe-se sua fragilidade.

Depois de idas e vindas, ela se refugia numa casa de família, e numa espécie de Last House on the Left inverso, é a família do moleque líder do grupo perseguidor.

O final é de uma crueza desconcertante. Mundo cão!!!

Minha opinião é que se trata de um belo exemplo de filme bem feito, bem interpretado, bem filmado, e ao mesmo tempo simples. Ah, não tem gore, mas nem faz falta. Os colegas manécabros vão chiar ai pra baixo, e opinar de forma bem menos passional, mas Éden Lake realmente me agradou muito.

Muito recomendado, e por enquanto integrante da minha lista dos cinco melhores do ano... em primeiro!
___________________________________
Avaliação: Pedro (que acha que daria um pau naqueles moleques)

Ontem a Quarta Macabra finalmente caiu em uma quarta-feira, afinal de contas o Jogo do Todo Poderoso Timão vai ser hoje (quinta) e eu vou escrever essa avaliação rapidinho pq estou indo pro estádio.. rs

Normalmente não leio as avaliações dos companheiros macabros antes de escrever a minha para não me influenciar, mas dessa vez confesso que fiquei curioso e li a do Luis ai em cima. Então depois dessa explicação dele sobre o filme só me resta dar a minha opinião e não me alongar contando novamente o filme.

Concordo que é bem filmado, bem dirigido, que mostra uma realidade nua e crua, concordo que é um filme muito bom, e surpreendeu positivamente, os atores são bons e convenceram, tirando o moleque malvado que achei fraquinho o resto se saiu bem, destaque para a noivinha fugida, realmente passou a sensação de angustia que o papel merecia, só não foi perfeita pq não pagou peitinho, apesar de ter tido várias oportunidades, mas isso não foi culpa dela e sim do diretor que sonegou.

Éden Lake vem em um crescente, começa morno e clichê, e vai esquentando aos poucos com um final realmente muito bom... porém eu fique com a sensação de quero mais, normalmente acho que os filmes cagam em se alongar, nesse achei que faltou um pouquinho, SPOILER....... o final é claramente subentendido, mas achei que deveriam ter explorado um pouco mais a família do moleque e principalmente o pai do moleque malvado, que claramente era um psicopata querendo resolver as cagadas do filho. Foi tudo muito rápido, ou seja, na hora que o filme ficou realmente bom e tenso, terminou.

Recomendo apesar desse senãozinho é um filme muito bom. Na minha contagem está em terceiro, atrás de Wolfman e de Colin.
_________________________________
Avaliação do Erik (adolescente bom é adolescente amarrado..)

Reconheço que essa foi uma Quarta Macabra quase “old school”. Primeiro porque, finalmente, ela aconteceu num quarta feira! Segundo porque teve um esquenta antes do esquenta, grande responsável pela minha derrocada etílica da noite. E terceiro porque de fato teve votação com disputa acirrada pra escolha do filme.

Pra completar, as benditas pimentas encomendadas com o próprio coisa-ruim pelos confrades haviam chegado, então sabia-se que seria uma noite de brincadeira sem graça.

E foi. Confesso que minha primeira degustacão, na tal da “Satan´s Shit”, foi moleza. A seguinte, “Hotter Than Hell”, já ardeu mais. E foi na colherada de “Dragons Blood” que a coisa perdeu a graça. Um dia eu aprendo a não brincar com fogo.

Ah é! Tem o filme também. O thriller britânico Eden Lake, filme vencedor da noite, conta a história de um casal que foge para um fim de semana romântico. O namoradão Steve, com a idéia de pedir a mocinha Jenny em casamento, arranja um pico paradisíaco e aparentemente deserto pra acamparem. Mas o lago perfeito não era tão deserto nem tão perfeito assim, e logo aparece uma molecada pronta pra arranjar encrenca! E era aí que o tal do Steve tinha que ter dado um piau nessa molecadinha. Dava um croque no mais machão e pronto, resolvido o problema. Mas daí acabaria o filme, e a gente ia estar falando da grande e surpreendente
revelação do Richy Martin, e não do filme em questão.

A partir daí, a coisa vai indo cada vez mais pro brejo. A situação do casal, não o filme, que por sinal, vai melhorando. Nada mais assutador que um grupo de adolescentses!

Spoilers!
O filme não é assutador, mas é chocante e intenso. Steve acaba morto pelos fedelhos após uma sessão de tortura que, na minha opinião, é o ponto alto do filme. E a noiva vendo tudo. Ela consegue fugir finalmente, matando alguns dos pimpolhões no caminho, e chegando finalmente á cidade, onde ela conhece os pais dos demoninhos... só pra piorar tudo.
Fim dos Spoilers!

No fim das contas foi um filme bem interessante. Nada que vá mudar sua vida ou virar um cráááássico, mas mesmo assim um filme sólido e com um final que foge dos clichês.

Como vocês podem perceber, não tenho nada negativo que possa eu destacar desse tal “Eden Lake”. Eu inclusive já adianto que recomento o filme sem restrições. Mas o fato é que não me envolvi com a trama tanto quanto meus colegas macabros. Ou a galera estava demasiadamente sensível devido ao fim do BBB10 (bem provável) ou minha graduação alcoólica não me permitiu o total aproveitamento da experiência (mais provável ainda). Ou os dois!

A mensagem que fica é...sempre leve uma arma quando for pra floresta! E não serve uma faquinha, já leve logo um trezoitão ou um daqueles tacos de baseball com pregos na ponta! Se você ver alguém alguém por lá, seja uma velhinha ou uma molecada, FERRO NA BONECA (como diria o Lobo)! Sem Dó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário