segunda-feira, 22 de março de 2010

Mutants

Informações Técnicas
Título no Brasil: Mutações
Título Original: Mutants
País de Origem: França
Gênero: Terror,Ficção
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: Sombrero Productions
Direção: David Morlet
Sinopse: Num mundo devastado por um vírus pandemico, um casal em fuga tenta encontrar o único lugar seguro para se refugiar: a base militar secreta “Noah”. Encurralados pela criatura sanguinária, Marco e Sonia, grávida, terão que lutar pela sobrevivência.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1146320/

Trailer:

___________________________________________
Avaliação do Luisão (meio que sem empolgação...)

A expectativa é uma merda!!!

Novamente depois de uma semana em que as esperanças se voltaram para esse Mutants como um novo clássico, esbarramos em uma nova decepção.

O nosso otimismo tinha razão de ser: filme francês, de infectados, ambientado em um hospital abandonado, etc, etc...

Na verdade, na verdade, justiça seja feita: quem estava animadíssimo era o Pedro... fez campanha e tudo mais pra o Mutants ser o mais votado da semana.

Eu estava com um pé atrás, sei lá porque. Li alguns comentários ruins no orkut, e tinha algo no trailer que não me conquistou. Preferia ter assistido The Descent 2 mas pelo entusiasmo do Pedro com o Mutants, o Erik e eu combinamos de ver o The Descent 2 semana que vem sem possibilidade de troca... e olha que já temos na lista de espera Survivors of the Dead e Zombies of Mass Destruction!!!

O filme é mais um de infecção apocalíptica que torna os contaminados meio que zumbis. Tá, é mais do mesmo, mas a gente gosta, e daí??? Começa bem, mas desanda que é uma beleza.

A fotografia do filme é boa, do hospital abandonado, com muita neve, filmado em uma película que deixa o filme meio azulado. A maquiagem dos infectados é controversa, mas bem feita. Tem CGI também, mas não chega a atrapalhar.

O elenco não cheira nem fede (quer dizer... são franceses... não tomam banho... então, sei lá, né). Um casalzinho meio sem sal, que chega lá no hospital, e fica lá e tal. Ah, o marido é mordido, adivinha, dãããã...

A melhor idéia do filme que acaba mal desenvolvida é mostrar a transformação do marido aos poucos em zum... infectado. Você vê o maridão lá apodrecendo aos poucos, embirutando, e a porra da esposa não prende ele, ou amarra, ou algema... a burrice alheia as vezes me dá aflição!!

Mas ai começa a cagada: aparece lá pela metade do filme um grupo de sobreviventes, meio que fodões armados com espadas, pistolas, etc... um monte de Blade... o líder era a cara do Leonardo daquela dupla caipira Zezé de Camargo e Luciano.

Começa uma correria desanimada, cena de marido infectado emo salvando a esposa, tudo muito clichê.

Aliás, lembrei agora: nessa cena que o marido-infectado-embirutado salva a esposa, quem estava dando uma coça nela era o ator que parece o Leonardo (da dupla dos Zezés). A cena é boa, ele a enche de porrada, chute na barriga, gravata, dedo no olho... lembrou a gente que o filme era francês... pena que só isso lembrou!!!

Eu não vou falar que é ruim, porque vai que alguém ache que é filme de zumbi, e a páscoa tá perto, não quero magoar o Menino-Jesus... mas em off: eu não recomendo!!!

E que venham a Lu, a Ju, a Re, a De, a Fá e a Aninha... as meninas do The Descent 2!!!
________________________________
Avaliação: Pedro (Vão na minha que se dão bem) rssrs

Mais uma vez nossa Quarta Macabra teve que ser em uma quinta por conta do jogo da Libertadores da América na quarta.. rsrs

Nessa estávamos eu o Luis e o Erik, sem muitas novidades no esquenta a não ser que o Erik recém chegado da Inglaterra, veio com uma pimenta que “teoricamente” não chega nem aos pés em escala de picancia do que as pimentas que estamos acostumados a comer, o problema é que confiamos nele e deixamos ele servir as porções que achava necessária para sentirmos o ardor da pimenta... ele lambrecou metade de um pão de queijo pra cada um.... foi muito.. quase morri... daqui a algumas semanas relato aqui como foi no experiência com uma pimenta que encomendamos, que promete ser “A” pior. rsrsr

Vamos ao filme, eu já indiquei filmes bons, essa fama de que todo filme que eu escolho é ruim já passou a tempos, mas mesmo assim, sempre que quero muito que um filme passe na votação, a galera fica com pé atrás , nesse caso não tinha o menor erro. Filme Francês, Sujo imundo, com zumbi, com mulher grávida, trailer bom.... qual a chance desse filme ser ruim ? Praticamente zero... eu disse PRATICAMENTE, pois é caros leitores... o filme não é uma bomba, mas também não agradou.

Os primeiros minutos do filme foram excelentes, um pequeno grupo fugindo de uma epidemia em uma ambulância, alguns vão morrendo pelo caminho até que sobram, uma mulher e seu marido, contaminado, eles param em um prédio grande que não conseguimos identificar como hotel, hospital ou escritório, mas isso pouco importa, o clima tava perfeito até então.

A partir daí o foco do filme passa todo para a “transformação” do cara contaminado, uma mutação lenta e agoniante, muito bem feita com cenas gore bem bacanas, clima tenso... realmente cenas muito bem filmadas. É mostrado também todo o dilema clichê mas necessário em filmes de “contaminados” Matar o marido ou arriscar ficar com um “zumbi” na sua cola pelo resto do filme.. rsrs

Isso tudo acontece nos primeiros 40 minutos do filme, e foi excelente, mas depois disso é ladeira abaixo, o estilo da filmagem não muda, mas se torna clichê e americanizado demais, cenas desconexas e desnecessárias, personagens bobos e mal estruturados entram na trama, enfim, conseguiram estragar o que poderia ser um excelente filme.

Vamos ao dilema, recomendar um filme que tem metade boa e metade ruim ? Não recomendo, prefiro filme medianos do começo ao fim, ou filmes que tenha um crescente, vários filme sofríveis me ganharam por ter um final bacana....... mas filme como Mutants da uma sensação de ter sido enganado.

Enfim não recomendado.
________________________________
Avaliação do Erik (O terrorista da pimenta)

Antes de mais nada, expresso aqui as minhas mais sinceras desculpas aos confrades presentes nessa reunião mais recente. Juro que não achei que a pimenta ia ser tão eficaz. Condolências redobradas ao fiofó do Pedro, pois segundo relatos do próprio (do Pedro.. não do fiofó), a saída da pimenta foi igual ou mais traumática que a entrada. Mas deixa esses assuntos pra lá, que aqui é a QUARTA MACABRA, e não "Emergência 911".

Mutants é um dos filmes recentes dessa leva de filme franceses de terror. Eu nem sabia que o povo do "croissaint" sabia fazer filme de terror até que, lá pelos idos de 2004, uma grande amiga italiana e fascinada por filmes de terror me sugeriu um tal de "Haute Tension". Após essa descoberta genial, pipocaram pelo mundo outras pérolas francesas já recomendadas pela QM: A l'Intérieure, Frontière(s) e Martyrs. Sendo assim, é de se esperar que as espectativas para com o Mutants fossem bem altas.... ainda mais porque o Pedro já estava na maior pressão pra ver esse filme, na eterna esperança de indicar um filme bom!!! (hehe.. brincadeirinha!) Ou vai ou racha! Dizer que "rachou" seria um exagero… mas também não "foi".

Pimeira observação pertinente. A película lembra muito o clássico moderno "Extermínio", principalmente o segundo, onde existem laços familiares na trama. E saliento que não acho que foi uma cópia, e sim uma inspiração.

Vamos ao filme propriamente dito. Casal feliz. Marido é mordido. Segue-se passo a passo a transformação do marido joinha pra infectado doidão e podrão. E ponto. Fui mais do que suscinto na descrição porque imagino que todo mundo já leu as sinopses lá em cima. Então acho mais produtivo partir direto pras minhas percepções do filme (sim.. hoje estou com o coração peludo... kkk).

Para os fãns de filme de zumbi: sabe aquele momento inevitável nos filmes do gênero, onde alguém que parece ser bonzinho acaba finalmente sendo infectado, daí os minutos seguintes mostram a indecisão e relutância dos amigos e agregados em passar fogo no figura que, logo mais, vai sair por aí devorando carne humana (pra nossa alegria)? Entonces... esse dilema moral, da esposa para com o marido ficando zoado, é o que direciona a maior parte do filme. E é aí que a coisa começa a ficar meio jururu. Quando esse foco fica permeado pela carneficina sempre aguardada e bem vinda, a coisa não fica chata. Mas não é o que acontece aqui. Em vez de crescer com a loucura do rapaz, o filme vai ficando mais parado e vai perdendo o ritmo que tinha no começo. Concordo com o nosso amigo aí em cima. Filmes medianos podem ser salvos por um ótimo final, mas o inverso não é verdadeiro.

Foi na traaaaaaave Pedrones! Mas também não recomendo.

E pra finalizar, uma conexão besta que acabei de fazer... no final do filme "Extermínio 2", os infectados aparecem chegando na França.. então "Mutants" é o "Extermínio 3"???
Tá.. não teve graça...

2 comentários:

  1. O Erik mandando condolências pro fiofó do Pedro... essa é a amizade mais linda da Quarta Macabra!!! E garanto que a única do gênero...

    ResponderExcluir
  2. Nao fica assim luizao... quando chegar a satan's shit eu mando pro seu (e pro meu) tbm!

    ResponderExcluir