sexta-feira, 15 de março de 2013

The Tall Man


Ficha Técnica:
Titulo Original: The Tall Man
Duração: 106 min.
Origem: Estados Unidos, Canadá
Direção: Pascal Laugier
Ano: 2012
SinopseA escuridão paira sobre a cidade: as crianças têm desaparecido ao longo dos anos deixando nehuma pista, nehuma testemunha. Moradores supersticiosos falam sobre um homem alto, uma lendária figura misteriosa que leva as crianças. Julia (Jessica Biel) é uma enfermeira que não acredita em lendas. Até que uma noite, acordando com uma sensação estranha, ela vai ao quarto de seu filho e encontra sua cama vazia.

Trailer:

_______________________________________________________________________________________
Avaliação do Luisão (aquele que teve macabra de aniversário com guacamole e frijoles ontem)


Nesta segunda Quarta Macabra de 2013, tudo correu conforme o programado: começamos o “esquenta” cedo, o filme idem e conseguimos assistir até o fim. Dois filmes, em duas semanas de macabra!!! Coisa de antigamente... os bons tempos voltaram.

Aliás, ontem foi tão old school, mas tão old school, que o André chegou no Bar do Ton as 17:300 hs... aeeeeee! Ah, e para somar ao clima nostálgico da macabra, teve até parada no China para o Marcão comprar cerveja.

Como estou perto de completar 25 primaveras, com corpinho de 15, a minha super-esposa Paula preparou uma macabra comemorativa, com petiscada mexicana, nachos, frijones, salsa, guacamole, chedar, pimenta, etc... também teve bolo de chocolate com pimenta (na verdade bolo de cenoura)... Erik, nós esquecemos da tequila! Presença dos amigos Marcão e Georges (que para se tornar um confrade macabro, só precisa começar a escrever aqui no blog).

O esquenta, como começou cedo, terminou na hora correta, e fomos ver o filme em tempo hábil de assistir até o fim.

Até ensaiamos uma votação, porque o André baixou uma safra que promete. Ficamos entre o The Tall Man, o Demência e o Mother. Como o primeiro filme citado é do mesmo diretor do fódalhão Martyrs, o francês Pascal Laugier, tinha minha preferência e os confrades também estavam curiosos.

Parênteses: foi o primeiro filme, em quase seis anos de macabra, que foi locado! De medo que o HD do André desse pau, aluguei um blu-ray por segurança... o Pedro, ao ler isso, vai se retorcer na cadeira, hehehe... ele não estava presente porque foi ao show do Jonas Brothers gritar: liiiiiiiiiiiiiiindos!

Voltando. Óbvio que, o pedigree de um diretor é importante. Nenhum fã de terror, em sã consciência, pretere um filme novo de um Takashi, de um Argento, Romero, Aja, etc... O maior problema dessa opção seria a comparação com a obra mais famosa do diretor, o que traria uma idéia pré-concebida, uma expectativa de um novo Martyrs.

The Tall Man, não é Martyrs! Com isto em mente, a sessão do filme fica bem interessante.

De cara, chama a atenção o tipo de película, que dá uma coloração diferente, os cenários naturais (é ambientado em Seattle, mas a produção é franco-canadense) e a trilha sonora. A Jéssica Biel está tão convincente no papel, que durante o filme, eu até esqueci que ela é uma famosinha de Hollywood.

O filme, depois de quase uma hora, dá uma guinada de 180º no roteiro, o que eu achei excelente, e sou sincero em afirmar que não é um filme de terror/horror, estando mais próximo a um suspense, ou a um drama tenso, do mal... assim como Martyrs (olha a comparação ai, mané).

Retrata a estória de uma enfermeira que vive numa pequena comunidade, tosca, onde casos de desaparecimento de crianças ocorrem há algum tempo, e o culpado é o tal Homem Alto, um bicho papão da região. O filho dela, chamado Ronald McDonalds, é raptado também, e ela parte para o resgate desesperado.

Nesse ponto, o filme trás referências de vários outros filmes, como Haute Tension, A Vila, Wicked Man (original, nem me fale naquele remake horroroso com o Nicholas Cage), Wakewood, etc... até Twin Peaks foi lembrado, hehehe...

Qualquer informação a mais sobre o roteiro, seria spoiller, e a inversão da estória, é o ponto forte do filme. Não vale a pena ser estragado.

Ah, o André ficou o filme inteiro tentando adivinhar o final, e deu tanto chute, para tanto lado diferente, que eu achei que ele ia acabar adivinhando por esgotamento de possibilidades... e não é que ele errou!!!

O final pode gerar discussões filosóficas, e/ou sociais. Não é tãããããão surpreendente assim, tanto que a Paula, perto da resolução, sacou (depois dos onzecentos chutes fora do Mozão, hehehe).

Eu considero o saldo positivo. Um filme sério, sem ser pomposo, inteligente e original. Recomendo com a ressalva abaixo:

O único problema, se tratando aqui de um espaço dedicado aos filmes de terror/horror, é a ausência de sangue, e mesmo de violência. Por isso, revigoro minha opinião de ser um suspense, com doses de drama.

Saímos correndo ainda com os créditos em andamento, por conta do horário do metro, que mal comentamos o filme, portanto, torço que o Erik, André e Georges realmente postem suas avaliações.

Continuo apostando no Monsieur Pascal Laugier!
________________________________________________________________________
Avaliação: Georges

Fala galera do mal, ontem assistimos o filme O Homem das Sombras (The Tall Man), que não é o Tall Man do Phantasm, mas um filme novo de um diretor que todos da Quarta Macabra já conhecia menos eu, Pascal Laugier.

Este diretor sabe prender o expectador em cada segundo de seu filme. Já na cena de abertura após uma pequena apresentação de que as crianças estão sumindo, uma série de acontecimentos em cenas ágeis e tensas faz um dos melhores prólogos de filmes já vista. O filme é tenso e não perde tempo explicando, as sub camadas da trama vão aparecendo e mesmo assim quando você acha que já matou a charada, não matou. Apesar de parecer aqui que estou falando de um filme como Pânico, no qual você fica se perguntando quem será o assassino mascarado, este filme não cai no clichê, e ao mesmo tempo a curiosidade não some. Como um quebra cabeça você vai montando uma lógica dos acontecimentos, e como o filme não deixa a peteca cair, sem perceber o tempo que passou, o filme já está quase no final.

Só por isso o filme já vale, se você gostar ou não do final, aí são outros quinhentos e várias cervas no bar pra discutir, não vou entrar em spoilers, algumas cenas e situações são discutíveis, então assistam e comentem aqui, mas de forma nenhuma tira o mérito desse diretor que sabe contar uma históra e conduzir a platéia para seu objetivo.

O filme é bom, vale muito a pena 

_____________________________________________________________________________________________

Avaliação do Erik (O que pensou em votar contra.. mas votou a favor felizão!)
Apesar de eu ser o confrade com o coração menos peludo da Macabra, eu confesso que tenho um bode altamente jutificável de filmes de suspense/terror com famosinhos de Hollywood. Geralmente eles amaciam demais a história, e pra ver draminha eu fico em casa. Dito isso, eu assumo que já tinha visto o poster desse filme em algum lugar, mas não dei a menor bola pra bagaça... não atentando inclusive ao fato da direção ficar por conta famigerado Francês que trouxe ao mundo o bom e velho MARTYRS. Mas, não custa repetir. Esqueça Martyrs.
Filme de bicho papão com mocinha assustada na capa? Estou fora.. ou não. Já que a direção do filme poderia apontar uma bela chance de redimir os coxinhas  Holywoodianos. Tá certo que a Jessica Biel já tinha feito o remake do Massacre da Serra Elétrica, mas depois disso não teve nada significativamente macabro no curriculum da moçoila.
Nesse caso, ledo engano essa minha picuinha com a galerinha de Hollywood. AS VEZES a coisa funciona.
Pegue um filmão bem conduzido, com uma história deveras intrigante, e coloque a sensacionaaaal Jessica Biel atuando “quenem” gente grande. Voilá!  Filme de supense com o selo Macabro de Qualidade....pelo menos da minha parte né J.
Como já disse o cofrade-aspira Georges, você pode gostar ou não da resolução final, mas não dá pra negar que a história é envolvente e bem sacada. E a cada revira-volta você torce pra um time diferente! Assista sem ver trailer nem nada pra não tirar conclusões precipitadas. Logicamente eu senti falta de alguns galões de sangue... mas nem tenho certeza se cabia uma sangreira nesse filme.
Opa! Pópará... o que estou dizendo? Sempre cabe mais sangue, em qualquer filme...
P.s: Aeee! Feliz Niver pro Luizones. Na próxima tomamos a tequila que ficou faltando! 
______________________________________________________________________________________________________

Avaliação do André (o último TRUE FUCKING METAL, e macabra man metal mais velho ranzinza de todos)

Como o Luisão já falou:

A macabra voltou a ser coisa de antigamente!!!! Os bons e velhos tempos voltaram, e com força total!!! E, espero que continue do mesmo jeito!!!! Cheguei mesmo cedo para o esquenta dessa!!! Hahahahaha!!!! OLD SCHOOL TOTAAALLL!!

Estamos com vários filmes, e muitos que parecem promissores, estou postando avaliação do segundo filme (eu estou muito foda!!!! Estou uma máquina!!! HAHAHAHA!!! Esse ano, a macabra promete), estamos, como já falado, fazendo o esquenta cedo, começando os filmes no horário, e não embaçando muito durante ele, parando para banheiro, cerveja, etc...

Esse ano, a macabra vai ser MUITO FODA PRA CARALHO!!!!!!!

Mais uma vez, difícil de comentar depois dos comentários masterpieces, dos mastersblasters, mas vamos lá!! (vou tentar me antecipar essa semana, pra não pensarem que estou indo no embalo dos fodalhões!!! Hahahahaha!!)

E Luisão: MEU HD NÃO DÁ PAU!!!!! HAHAHAHAHA!!

Sem mais delongas... THEEEE TAAAALL MAAANNN!!!!!

Com um diretor FODA PRA CARALHO como o Pascal Laugier, do Saint Ange (House Of Voices), e é lóóóógico, do or concur, MARTYR’S, o filme não poderia dar errado, certo? Eu já sabia de antemão, por onde vi, e li, a respeito do filme, que não poderia ser comparado nunca com o fodástico do Martyr’s, e que não deveria ser assistido como filme de terror, e sim como um filme de suspense!!!

Partindo desse princípio, já estava preparado e de boa, caso desse merda, Hahahaha, porque afinal de contas, filme hollywoodiano, com atorzinho famosinho, em 98% deles sendo citados como filme de horror, na verdade,  é filme de merda!! (ainda mais se for remake). Esses “pau-no-cú” dos americanos, sem um pingo de porra de criatividade nenhuma, que hoje em dia só sabe comprar filmes dos outros, e ficar com a fama!! Porque a maioria de quem assiste, não entende porra nenhuma de filme, ainda mais de terror, e acha que o filme é muito foda e nem sabe que não é original!!!

Bom,  voltando ao filme, eu me surpreendi, dei váááários chutes, e olha que foram váááááários mesmo, mas errei feio, hahaha, e isso foi muito bom, porque a cada chute que errava, o filme, pra mim, ficava melhor!! Varias reviravoltas, um suspense que te prende ao filme, muito bem filmado e dirigido!!! Ah, esqueçam a sangrera como meus macabreiros falaram que sentiram falta!!! NÃO É UM FILME DE TERROR, HORROR, TRASH, GORE etc... É um filme de SUSPENCE/DRAMA!!!

Assistindo sabendo de todos esses pontos e, final a parte, pela polêmica,  um filme muito bom!!! E sério, como há tempos não assistíamos!!!!

Vale a pena!!!!!!!

Enrolei até comentar o filme, porque como falei, depois dos comentários dos mastersblasters, não há muito que dizer!!!


2 comentários:

  1. Cacete... como não da para comentar ???? É só clicar em comentários... kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ronald McDonald foi muito bom lembrado!!!! kkkk

    ResponderExcluir