terça-feira, 7 de maio de 2013

Evil Dead


Ficha Técnica:
Título no Brasil: A Morte do Demônio
Título Original: Evil Dead
Pais de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2013
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 92 min.
Idioma: Inglês
Direção: Fede Alvarez
Elenco: Jane Levy, Jessica Lucas, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Elizabeth Blackmore
Sinopse: Após ficarem presos em uma afastada cabana, cinco amigos de 20 e poucos anos encontram o Livro dos Mortos e, sem saber dos perigos presentes, conjuram demônios adormecidos que vivem na floresta. Os demônios começam a possuir jovem por jovem, deixando apenas um para lutar pela sobrevivência.


IMBD:  http://www.imdb.com/title/tt1288558/

Trailer:
___________________________________________________________________________________________________

Avaliação do Luisão (well, well, well...)

Preâmbulo – escrevi essa avaliação imediatamente após ter assistido o filme, antes dos confrades, mas preferi manter o texto original, sem as considerações posteriores que fizemos em debates.

Convidado pelo confrade Erik para a pré-estréia do aguardado Evil Dead 2013 (nunca gostei de pensar nele como remake, e só leio isso escrito por ai. Quem assistir o filme e continuar chamando de remake, tem problemas).

Pré-estréia é aquela alegria. Sala lotada, a maioria da platéia é composta de fãs, brindes, pipoca e coca-cola grátis, etc... Ao melhor estilo “show de rock”, a projeção do filme começou com mais de meia hora de atraso!

Bom, confesso que estou achando difícil escrever sobre esse filme, ainda mais tendo assistido antes que quase todos do blog. Tenho quase certeza que a galera aqui vai adorar... o Erik adorou, e me perguntou se eu achei que faltou “aqueles 10%” para ter adorado.

Pensei nisso a caminho de casa, e se tiver que colocar a coisa contabilmente, faltou uns 50% para eu “adorar”. E isso, se eu não colocar o Bruce “Ash” Campbell na balança.

Primeiro o lado positivo: o filme é competente no gore, com lindas cenas de mutilação; produção muito melhor que os dois clássicos dos anos 80 (bom, isso é o mínimo que se esperava); homenageia a série quando aparece o carro bege do Ash abandonado na floresta, a qual foi muito bem emulada do filme original, assim como a fachada da cabana; e tem uma pancadaria na meia hora final que anima bem, com cenas vermelhas. Mas, é só!

Tem defeitos, e aqui vou fazer uma coisa que evito ao máximo, que é comparar com os originais:

1) O grupo é formado por 5 chatos de galocha, com cara de participantes de BBB, o estilo perfeito de vitimas do Jason, ou das famílias mutantes de floresta, etc... todo mundo deveria morrer na primeira meia hora serrado pelo Ash, e aparecer outro grupo, dessa vez de personagens minimamente interessantes. Tem um cabeludo que até tem tiradas boas, e poderia ter sido melhor explorado. O irmão da Mia (personagem principal) é o cara mais chato do mundo... o resto está ali só para ser possuído e se auto-mutilar.

2) Para um filme que se leva tão a sério, tem um erro de continuidade absurdo: quando eles chegam na cabana, ela está um lixo, sem móveis, suja pra caralho, cheia de teia de aranha, etc... na cena seguinte tem poltronas floridas, abajures, luz elétrica, água encanada, chuveiro, louça na pia... se o filme fosse de humor negro tipo o Evil Dead II, seria lindo... aqui é desrespeito a inteligência da platéia... mas vamo-que-vamo!

3) A caracterização dos possuídos pelo demônio da floresta, é muito parecida com o da Reagan no “O Exorcista”, com aquelas lentes amarelas, babas, o mesmo estilo de voz, etc... tipo o visual da mina do comercial da Escola Pan Americana de Artes, ou seja, apesar de ser boa, não combina com a franquia. Mas, faltou algum possuído levitar, ficar com a cara “ossuda” e ter aqueles movimentos de corpo-torto que caracterizaram tão bem os filmes anteriores da franquia.

4) Uma introduçãozinha mequetrefe e desnecessária, tipo o Sam Raimi pintando um bigode na própria Monalisa. Inclusive o Necronomicom, aqui tem uma capa muito legal, mas uns desenhinhos internos, bem bregas!

Até estou sendo cruel, porque gostei do filme. E não acho ruim, só que não é um “Evil Dead”.

O problema é que esse filme não te deixa angustiado, não é uma montanha russa de acontecimentos. Na assusta, nem aflige. Eu passei a sessão procurando referências (tipo a cabeça de alce na parede, o relógio, e não encontrei...).

Resumindo, é bom, mas sem o Ash não é Evil Dead.

Hoje li a noticia que o próximo Evil Dead, será o 4, dando continuidade à saga do Ash, com o Bruce Campbell. Tenho a nítida impressão que será muito melhor. Tomara que Mr. Saimi assuma a batuta novamente. 

Mas, apesar dos pesares, eu recomendo, mas depois revise os originais, e me diga se estou errado!
_______________________________________________________________________________________________

Avaliação do André (Que já foi ao cinema com um pé atrás e sabendo que não era um remake!!!) 

Macabra especial CINEEEEMA!!!!!!!!!!!!

Tivemos mais uma macabra no cinema, mas desta vez, não conseguimos ir todos juntos. O Erik ganhou uma promoção no site Judão cinema, para a pré estreia na terça-feira (Sortudo do caralho!!! Hahaha) e foi junto com o Luisão. Eu fui sexta-feira, na estreia, com a minha mulher Sabrina. O Georges foi terça-feira seguinte, com o Beto. 
Foi demorando pra todos assistirem (O Pedrão não viu até o presente momento), fazer os devidos avaliações e comentários, fomos assistindo outros filmes... Enfim, esse foi uns dos motivos de estarmos postando o filme só agora.

THE EVIIIL DEEEAD – Um reinício? Uma continuação? Uma continuação tentando fazer um reinício? O que?

NA quinta-feira, antes da estreia, reassisti a trilogia Evil Dead (O terceiro é muito tosco, e pra mim nem faz parte, mas enfim, tinha que assistir tudo), pra poder lembrar direito dos detalhes e tudo mais. 
Caralho, como são bons os Evil Dead e o Evil Dead II!! É simplesmente o máximo!!! Até susto eu tomei!!! Hahahaha... Mesmo sabendo de tudo que acontecia, quadro a quadro, porque eu já tinha reassistido pouco tempo atrás!! Hahahaha...

Discussões a parte, pra mim, o Evil Dead II, é uma continuação do Evil Dead! Claro, tem erros de continuidade, afinal, um é de 1981, e o outro de 1987, como quando eles chegam na cabana, que em vez de estar os cinco amigos, estão só o Ash e a namorada, Linda, que é a mesma (não a atriz, mas a personagem), mas é sequência, e não refilmagem! O Evil Dead II começa aonde acaba o primeiro. O que mostra no começo, é só uma explicação rápida do acontece, e de como acaba o primeiro. Ele chegando na cabana, encontrando o gravador, o necronomicon, as possessões, o demônio perseguindo ele já sozinho, ele possuído no final... Aliás, é daí que começa o segundo... Ele já sozinho e possuído, já amanhecendo, e por causa de estar amanhecendo, o demônio sai dele, e dá seguência ao fime! Mas vamos deixar os Evil Deads clááásicões pra lá, já que o assunto é o Evil Dead 2013, eu já me alonguei demais, mas também caralho, o assunto é o Evil Dead, merece quantas páginas, palavras e linhas que precisar!!! Vai tomar no cú!! 

O novo “The Evil Dead” se afasta do original. Acho que eles até tentam se manter fiel no “enredo base”, como no original, com um grupo de amigos viajando até a cabana em um local isolado e blá blá blá. Lá, eles descobrem o Necronomicon e, acidentalmente, liberam o mal. Demônios que tomam conta de seus corpos e tal. Até aí tudo bem… Mas se os trailers mostravam algo que parecia ser um remake do Evil Dead, é só prestar atenção na abertura tosca, ou como o Luisão citou: MEQUETREFE, hahaha, do filme, que dá a entender que os demônios continuam por lá, na cabana toda quebrada e fodida, no dodgezão do Ash ainda lá todo fodido (Pelo menos isso foi uma puta homenagem! Mas esqueceram de colocar a cadeira de balanço batendo o tempo todo na parede!! Ela está lá...mas fica parada!!), para ver que é uma continuação!
Um bando de adolescentes (E maus atores! Jane Levy da série Suburgatory, Shiloh Fernandez do filme Dead Girl, Jessica Lucas do filme Cloverfield! E nem são eles que interpretam os demônios!!! São dublês!!!Que merda!!!), viajam até a cabana. O motivo por trás da viagem, são os amigos de uma drogadinha, que junto com o irmão mais velho, levam ela para a cabana, que é da família (Segundo essa versão), para tentar ajuda ela a deixar de ser nóia, hahaha. Sem a maconha, a menininha problemática fica doida, o que fica difícil perceber quando ela é possuída.

Concordo com tudo que o Luisão falou! O filme tenta pegar o horror sério do original, é bom, tem muito gore (Mas nada que a gente já não tenha visto antes!), é bem filmado, bem dirigido pelo novato uruguaio Fede Alvarez (Em 1981, no Evil Dead, o Sam Raimi também era aspirante a cineasta), mas pra mim, NÃO tinha que se chamar Evil Dead! Se tivesse outro nome, ia ser perfeito! Uma vez que o Necronomicon está envolvido, um grupo de cinco amigos vão para uma cabana e são possuídos, então é um The Evil Dead? Pra mim não!! A começar pelo Ash, que não está no filme!!! Sinto muito, o filme é uma continuação, já se passou um tempão etc... Mas foda-se!! Tinha que ter o ícone!!! O Bruce Campbell como Ash mesmo!! E não tentar recriar o ícone com um moleque besta! Isso é impossível!!! Recriar um ícone, adorado pelos fãs durante 30 anos!!

Tá, beleza, vamos esquecer isso! Li em outro lugar, uma crítica que achei bem legal, a respeito do tom do filme, que fala mais ou menos o seguinte: 
"Que o que o diretor tenta diferenciar, é o tom! Não tem o humor histérico/grotesco do original (Que é o que acho uma das coisas mais legais nele!!)! O diretor tenta chocar, buscar cenas mais intensas do terror, como sangue vomitado, lâminas cortando membros, cérebros espatifados, unhas soltas etc... Não há espaço para o humor, mas o tom 100% devotado ao gore acaba, como todo bom filme do gênero, tirando força dessa violência. Quanto tudo é violento, perde-se o referencial. Ao menos para quem já não se impressiona com esse tipo de produção."

Eu concordo com essa crítica

O foda vai ser ver como Sam Raimi, Bruce Campbell e cia. vão continuar a saga, com tudo tão diferente.

Acho que a única maneira dos fãs deixarem passar esse filme, é levar em conta as referências ao original, como um novo grupo de jovens na mesma exata cabana, o dodgezão do Ash lá, todo fodido..., o gore e mutilações..., e NÃO VER COMO EVIL DEAD!!!  Mas mesmo assim, vai ser difícil para os fãs não se decepcionarem com o novo Evil Dead...
É um bom filme... O filme é foda no gore e na violência...mas é só isso! 

E NÃO É O THE EVIL DEAD!
_____________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário