sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

QUARTA MACABRA AWARDS 2009

Votação dos Melhores do Ano da Quarta Macabra Movie Academy

_______________________________________________________
MARTYRS
OCONCUR (Hors-Concours)


Não participou da votação por ser considerado por unanimidade o melhor em todas as categorias.
______________________________________________________

MELHOR FILME
1 - Orphan
2 - Drag me to Hell
3 - Paranormal Activity
4 - Poultrygeist: Night Of The Chicken Dead
4 - A Capital dos Mortos
________________________________________________________
FILME REVELAÇÃO
Perkins 14
________________________________________________________
MELHOR CENA
Paranormal Activity (cena da "coisa" arrastando Katie pelo pé)
________________________________________________________
PIOR FILME
Plague Town
________________________________________________________

_______________________________________

Comentários do Luisão sobre a Quarta Macabra Awards 2009 (aquele que conseguiu por o Poltrygeist entre os cinco!)


Diferentemente das avaliações de filmes habituais, traço essas linhas somente para de forma singela comentar a premiação dos melhores e piores de 2009 nas sessões da Quarta Macabra.

Primeiro explico o porquê que o Martyrs ficou de fora da votação: porque ia ganhar fácil, e de forma unânime como “Melhor Filme” do ano!!!

Martyrs já ganhou esse título nos idos de março, abril... quando o assistimos. Estava destinado a ser o melhor do ano, e isto sempre foi muito nítido para nós. E ele “É” o Melhor Filme do Ano, quiçá dos 100 filmes da Quarta Macabra... pena que não tive essa idéia antes, mas poderíamos ter feito uma categoria “O Melhor das 100 Sessões”... já pensaram, uma disputa direta entre os 3 campeões: A Invasora, Dead Set e Martyrs???

Bom, assim demos uma chance pros outros filmes, ou seja, na verdade escolhemos do segundo ao sexto colocado, rsrsrs...

Antes de analisar o resultado da eleição, quero fazer algumas considerações dos que ficaram de fora.

Sou sincero em dizer que um filme que foi muito alardeado entre meus colegas me decepcionou bastante. Trata-se do Perkins 14... juro que assisti de coração aberto, mas achei bem fraco, muito abaixo de competidores diretos como Deadgirl, Doghouse, Zombieland, Dead Snow, etc...

Esses 4 filmes que eu citei acima, estavam na minha lista dos “10 mais”... Dead Snow eu votei em 4º Lugar, e acabou empatado em 5º com mais meia dúzia de filmes.

Outro que acabou preterido foi o badalado pela critica “O Anti-Cristo”. Não porque não seja bom, mas é que ninguém entendeu nada, rs.

Aqui entro num terreno pantanoso, que é o gosto pessoal de cada integrante da macabra, e o reflexo que este gosto pessoal teve no cômputo geral de votos.

De cara ressalto que a lista mais honesta e desinteressada no resultado final foi a do André. Ele ficou a parte da minha rinha pessoal com o Pedro (no bom sentido, claro), entre “filmes sérios X filmes de terrir”, e votou nos filmes que gostou mais e ponto! Por isso na lista dele entraram Sexta Feira 13, Comming Soon e Zombieland., que pouca (ou nenhuma chance) tinham de emplacar entre os cinco primeiros.

Minha lista e a do Erik ficaram bem parecidas, só divergimos em um filme. O Luizinho votou de maneira anárquica, até porque dos mais de 30 filmes, ficou acordado em uma meia dúzia que não lembra o nome, rsrs... mas foi bom, tirou o excesso de seriedade do evento.

O Pedro e eu votamos de forma mais racional... não que nossas listas não sejam sinceras, mas que um pensou na lista do outro, isso é certo rsrs. De qualquer forma votei honestamente em Drag me to hell em primeiro porque acho sim que este foi o melhor filme depois de Martyrs. Filme delicioso, que pretendo ter o DVD original na coleção e rever muitas vezes...

O concorrente direto ao Drag me to hell era o Paranormal Activity. Sinceramente, gostei bastante do Paranormal Activity, achei tenso, assustador, mas é um filme que não tenho interesse nenhum em assistir de novo, divulgar, recomendar, etc... foi uma experiência que se esgotou durante a própria sessão. Tipo, não me marcou!

E não é que ganhou o azarão “A Órfã”!!! Na verdade, ganhou porque mereceu. Apareceu na lista de quatro entre os cinco integrantes da macabra, e o filme realmente é bom. Sério na medida certa, verossímil, com uma boa sacada final sem ser apelativa, elenco competente, fotografia agradável,... um belo filme! É nosso campeão do ano!!! Quer dizer, segundo colocado, né... atrás de Martyrs “o arrasa-quarteirão”.

Por fim, destaco que já é o segundo ano seguido que eu voto em pelo menos um filme nacional entre os meus cinco: Encarnação do Demônio em 2008 e Mangue Negro em 2009. Na minha sincera opinião dois filmaços. E também fiquei feliz que A Capital dos Mortos figurou entre os 5 melhores, empatado com o super-clássico Poltrygeist (pra mim uma das melhores sessões da Quarta Macabra, ri muito!)

E quero deixar claro que, polêmica gratuita a parte, gosto é gosto... respeito o dos colegas, por mais que não pareça...rs

Abraços, e boas festas!



Um comentário: