segunda-feira, 20 de maio de 2013

Maniac




Ficha Técnica:
Título no Brasil: Maniac
Título Original: Maniac
País de Origem: França / EUA
Ano de Lançamento: 2012
Gênero: Crime / Horror / Thriller
Tempo de Duração: 89min.
Idioma: Inglês
Direção: Franck Khalfoun
Elenco: Elijah Wood, America Olivo, Nora Arnezeder
Sinopse: O jovem Frank vive numa antiga loja de manequins em Los Angeles, que pertencia à sua mãe. Ele se dedica a restaurar os manequins acrescentando-lhes um toque especial: o couro cabeludo que ele próprio escalpela de mulheres reais. Sua obsessão convive em meio a lembranças da mãe, que o atormentam constantemente. Solitário, Frank acaba criando uma relação muito próxima com Anna, uma jovem fotógrafa que lhe pede ajuda para uma performance. Mas seus impulsos se tornam cada vez mais incontroláveis. Remake de Maniac (1980), de William Lustig.


IMBD: http://www.imdb.com/title/tt2103217/

Trailer:
___________________________________________________________________________________________________

Avaliação do André (Que tungou  o  Molho de Pimenta Tailandes Sriracha Hot Chili Sauce do Erik!!! Hahahaha!! PUTA MOLHO BOM PRA CARALHO!!! Hahahaha!!!)

Macabra na casa do nosso banger brou migucho EEEEEErik!!!!

Como sempre, a mesma pataguada: Vááárias cervejas, salgadinhos...  O Erik aproveitou que o Luisão está viajando pra fritar uma linguicinha, hahahaha, pra acompanhar o Jagermeister, que acabou, porque minha mulher, Sabrina, matou a garrafa!!!!! Hahahaha!!!!! Falatórios (Claro, eu com sempre, e a Sabrina, que aprendeu muuuito bem comigo a ir na macabra e falar pra caralho!!!! Hahahaha!!! Mas foi só pra cobrir a falta do Pedrão, hahaha, que continua sem poder ir na macabra por causa do trampo!!! 

Caralho, semana foda:

Domingão, dias das mãe, e lóóógico, aproveitei pra tomar uma, terça-feira macabra foda como vááárias brejas, e filme bom pra variar, e quarta-feira... Ah quarta... Quarta foi muuuito FODA PRA CARALHO TOTAAALLL!!!

Teve show do TESTAMENT e do ANTHRAX!!!!! CAAARAAALHO!!!

Dois shows como disse, MUUITO FODA PRA CARALHO TOTAAALLL!!! Mas os fãns de Anthrax que me desculpem, mas foi a maior cagada do mundo colocar o Testament pra tocar antes!!! Não me entendam mal... O Anthrax foi bom pra caralho... Mas o Testament foi BOM FODA PUTA QUE O PARIU PRA CARALHO!!!! Muito mais thrash, mais pesando, e com um energia destruidora!!!! Mas enfim, como o Anthrax fez o BIG FOUR, fechou a noite. O que pra mim, foi errado eles terem tocado no Big Four, já que são a única banda de New York!!! Pra mim, tinham que fazer o Big Four só com bandas do Bay Area!! Testament, Exodus etc... Mas...

Bom, vamos ao caralho do filme!!!

MAAAAAAANIC!!!!!!!!!!!!!!

O Erik abriu a sessão com o esquema que estamos fazendo. Com um tipo de GrindHouse, apresentando um curta, trailer, clipe etc... Como prévia ao filme. Cara, foi um curta/clipe, o BadMotherfucker,  da  banda Biting Elbows!!! O som não tem haver com a macabra, mas o clip é muito foda! O clip é filmado na terceira pessoa, e por coincidência, o filme que a gente viu também!! Caralho, esse clipe mostra uma puta violência e um realismo, que deixaria o Tarantino orgulhoso!!! Eu adorei!!! Não sei como lembrei dos nomes da banda e da música, porque a essa altura, eu já estava estragado!!!! Hahahaha...

Caralho, chega de enrolar!!! 

Esse filme é um remake do slasher Maniac, de 1980.

Apesar de normalmente não gostar de remakes, tem uns muito foda! Geralmente tento assistir o original antes pra lembrar, mas nesse caso não assisti, o que foi bom, assim não fiquei comparando! Remakes pode ser uma merda total quando eles são apenas uma cópia quadro a quadro do original, mesmo que o filme seja bom, ou simplesmente ser uma merda total por ser uma merda
total!!!!

Não me lembro muito do original, mas pelo que lembro, o remake, pra mim, é superior a versão de 1980, de William Lustig. O Maniac 2012 foi dirigido por Frank Khalfoun e escrito por Alexandre Aja, que é um grande nome na indústria de horror. Alexandre Aja não só está familiarizado remakes, como o violento, cruel, brutal, The Hills Have Eyes, que é fodalhão pra caralho, e o Piranha 3D, mas também com filmes originais, como o também violento, cruel, brutal, High Tension, que também é fodalhão pra caralho, o P2 e o Mirros!! Inclusive, o diretor Frank Khalfoun, trabalhou como ator no High Tension, no P2 e no Pirana 3D!!!

O personagem principal, Frank, é interpretado por Elijah Wood. Quando vi isso, minha reação foi: "WHAT FUCK???" Principalmente porque o Frank original, interpretado por Joe Spinell, que fez The Godfather I e II, Rocky I e II, Taxi Driver, entre outros, é um cara ítalo-americano com cara de sujo, e com cara de maníaco louco de verdade!! Hahaha!! E Elijah Wood é um cara magro, e com cara de babaca, e de mocinha!!Hahaha! No entanto, a gente sabe que  Elijah Wood  é um bom ator, por seu personagem Frodo, em The Lords Of The Rings, e Kevin, em Sin City! Caralho, quem pode negar a intensidade assustadora do seu desempenho em Sin City? 

Peguei uma informação de um outro site:

"Elijah Wood também é um horror auto-declarado e fã de gênero! Ele, e o ator/escritor/diretor Josh C. Waller, criaram uma empresa de produção de filme chamado The Woodshed Horror Company. Eles já têm pelo menos seis filmes assinado! Não há muita informação sobre a maioria deles, porque eles estão em pré-produção, mas para ter uma idéia, você pode olhar o Toad Road e A Girl Walks Home Alone at Night."

Bom, no original, um serial killer esquizoide mata aleatoriamente jovens mulheres em Nova York como vingança por ter sido abusado na infância pela mãe. 
No novo filme, Frank é um homem solitário e muito perturbado que tem uma loja onde ele restaura manequins. Ele também tem uma obsessão assustadora com sua mãe morta, que é responsável por suas instabilidades mentais, e lida com isso perseguindo, assassinando, e arrancando os couros cabeludos de mulheres jovens (Pobres coitadas, hahaha), e colando-os em seus manequins, para fingir que são suas namoradas. Ele acredita ter encontrado o amor em uma fotógrafa francês que partilha a sua paixão de manequins, mas sua obsessão vai obter o melhor dele? Será que a mãe ficar no caminho de novo? Ele pode suprimir o desejo de tirar a vida de uma mulher bonita?

Achei o filme inovador pelo fato de vermos tudo pela perspectiva do assassino, vemos o que ele vê, como se fossemos o próprio assassino. Esse estilo de câmera ficou muito foda!!! O assassino aparece na tela menos da metade do tempo, e ele atua através de grunhidos, gritos e choros. 
Elijah Wood cumpriu seu papel como um filho da puta de um maníaco, doente mental fodido, que não possui sentimentos, e vive em um lugar com manequins, rodeado por mosquitos por causa das tampas de cabeças das pobres coitadas escalpeladas!!! Hahahaha!
O filme já começa com uma cena de uma facada no queixo muito foda!! Ele é violento, cruel e é explícito! Não fica escondendo nada!!

Claro que o filme tem suas falhas... Como matar a sangue frio em um estacionamento e em um prédio moderno, e não ser filmado ou alguém ver!! Mas nada que atrapalhe!!!

O filme é Bom!!!

PS: Vou frisar aqui que o Luisão (Só para puxar o saco do compadre!! Hahaha) tinha votado no Manic, no dia da votação em que assistimos o The Lords Of Salem!! E eu também já fui no dia com a idéia de ver o Maniac, mas por atazanamento do Pedrão (hahaha) por ser um filme do Rob Zombie, eu ter o Captain Spaulding tatuado, e o CARALHO A QUATRO, acabei votando no Lords, ele ganhou, e vimos ele na ocasião!! 

Deviamos ter assisitido o Manic...

FUUUCK!!!

HAHAHAHA
____________________________________________________________________________________________________

Avaliação Georges (Que pelo comparecimento na macabra, pelas avaliações e comentários fodas,e por ser banger, já está merecendo subir de posto! hahahaha)

Faaalllaa Macabrada, nessa semana teve Macabra, mas na terça por causa do show do Testament + Anthrax que todos os confrades macabros foram, menos eu que não rolou dinheiro pra tanto show
Nessa semana assistimos ao filme Maniac, remake do clássico dos anos 80, fiquei o filme todo esperando a cena da dança na cadeira que vira um balde d´água na dançarina, não, péra, esse é outro, mas que tem dançarinas também. 
Estamos presenciando uma espécie de culto artístico aos filmes de terror, um movimento "terror art", pode ver, em menos de dois meses de Macabra, vários filmes tem investido num requinte artístico antes só visto em filmes de outros circuitos, mas de uns tempos pra cá os filmes de terror não só capricham mais nos efeitos visuais, como também agora tem direção de fotografia mais artística, pensada e estudada com requintes, angulos de câmera antes só visto em filmes de arte, trilhas sonoras bacanas, etc como é o caso de In My Skin com cenas que parecem uma sessão de fotos para revistas de moda, inclusive os créditos já parece uma obra de video-arte instalação da Bienal, The Lords of Salem com seu quarto vazio com um crucifixo de neon vintage modernoso, Livide etc
E não é diferente com este novo Maniac, remake do clássico dos anos 80 que se passa nos dias atuais, já que aparecem celulares e afins, (apesar de não entender porque nenhuma delas tentou usar o celular para pedir socorro) mas que de cara na abertura você tem a impressão de estar vendo um filme original dos anos 80, uma imagem noturna sem muito colorido, propositalmente para parecer que foi gravado com equipamento dos anos 80, sem a alta definição de hoje, tipo VHS mesmo, trilha sonora com teclado típico anos 80 talvez criado com um Yamaha DX7 e que lembra bastante os temas dos filmes do John Carpenter, climão minimalista, (e um pouco de Laranja Mecânica do Kubrick) mas que na primeira nota você pensa nos anos 80.
O filme é slasher do começo ao fim, sem medo de ser explícito, eu gosto do Frodo, mas como os confrades disseram, poderia ter sido qualquer ator que daria na mesma, mas também ele não estaga o filme de forma nenhuma, só o André que não conseguia desconectar ele do Sr dos Anéis, mas beleza, o filme é bacana, bem feito, e propositalmente vintage no sentido de querer ser Terror Art. 
Se você tem saudade do clima dos filmes dos anos 80 do John Carpenter, Brian de Palma, Cronenberg não perca mais tempo e alugue já a sua cópia na Video Locadora ou Video Clube mais próxima de sua casa.
______________________________________________________________________________________________________

Avaliação do Luisão (aquele que viajou, voltou de bom astral e achando tudo lindo, inclusive esse filme)


Depois de uma temporada de férias, viagem 100% perfeita, estou de volta a macabra. Achei ótimo que o pessoal continuou fazendo a macabra na casa do Erik, enquanto eu estive fora, e foram assistidos dois filmes em três semanas.

Bom, assisti no feriado passado os dois filmes que perdi: Maniac e Dark Circles!

Como não participei dos esquentas linguiceiros, vou direto ao primeiro filme: o do hobbit com uma faca na mão (sem anel) e uma idéia na cabeça!

Finalmente o Frodo pirou. Depois de tanto segurar o Um Anel começou a matar moças, pelo ódio que tem de ter perdido seu verdadeiro amor, o Sam!

Nãããããão é nada disso. Na verdade, o Elijah Wood, imortalizado no papel do molenga Hobbit Bolseiro, é o personagem título desse remake produzido e escrito pelo Alexandro Aja, e dirigido por Frank Khalfoun.

Não assisti o original, o que foi bom. Sem parâmetro de comparação, achei essa versão atualizada muito competente. Filmagem em primeira pessoa, pelo ponto de vista do assassino, não desvia a câmera nas facadas e escalpos, e se não é lá o extremo da violência, é competente no suspense e na direção.

Não conseguiram fazer o Frodo ficar com cara de mal, apesar da barba por fazer, os nós das mãos cheias de feridas no estilo lutador de rua, e o olhar fixo quando precisa, ou tomar o remedinho, ou sair para matar uma mulher, que depois vai virar cabelinho de manequim.

Destaque para a primeira cena, na qual o Frodo começa acompanhando sua futura vitima de dentro do carro, depois se dirige ao prédio onde ela mora, corta a energia, e a espreita pelos corredores do edifício. Bem legal o suspense, lembra os giallos italianos.

Gostei bastante como o roteiro retrata a piração dele, tendo ilusões com as vítimas na própria casa, os flashbacks da mãe vagabunda (o que justificaria o injustificável), a cena final com um “banquete” imaginário, onde ele é o próprio banquete, etc...

A relação de afeto psicótico que ele desenvolve com a fotógrafa também é bem retratada. Sempre voltando a lembrança do momento de paz na beira do lago com patos, mesmo no seu momento final.

Belo filme. Já o Dark Circles... fica pra próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário