quarta-feira, 25 de setembro de 2013

The Conjuring

Ficha Técnica:
Título no Brasil: Invocação do Mal
Título Original: The Conjuring
País de Origem: USA
Ano de Lançamento: 2013
Gênero: Horror / Thriller
Tempo de Duração: 112 min
Idioma: Inglês / Latim
Direção: James Wan
Elenco: Patrick Wilson, Lili Taylor, Vera Farmiga, Ron Livingston
Sinopse: Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Baseado em uma história real, Invocação do Mal conta o terrível episódio de como os investigadores paranormais mundialmente renomados Ed e Lorraine Warren foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença obscura em uma fazenda isolada. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens viram-se presos no caso mais terrível de suas vidas.


IMBD: http://www.imdb.com/title/tt1457767/

Trailer: 



___________________________________________________________________________________________________

Avaliação do Luisão (tem que prender quem der uma boneca feia-da-porra como a Anabelle para uma criança)

Mais uma Quarta Macabra no cinema. Tirando o problema da pouco provável participação do Pedro, as sessões da macabra no cinema são as minhas preferidas. O motivo é simples: fazemos o esquenta em boteco e assistimos ao filme prestando atenção.
Como fomos num cinema na Av. Paulista, o esquenta ocorreu no famoso bar do salame à milanesa ensebado! Não é que, reformaram o bar e tiraram o petisco gordurento do cardápio!!! Eu suspeito que tenha sido de tanta ação no PROCON de gente que teve piriri depois que comeu... é só uma suspeita minha, claro!
O esquenta foi divertido, conseguimos ficar quase duas horas no bar antes de rumar para o cinema.
Invocação do Mal é um filme no qual eu não botava fé nenhuma: hollywoodiano, dirigido pelo criador da série “Jogos Mortais” (série que depois do excelente primeiro filme, perdeu o rumo, em minha opinião) e cheio de atores famosinhos. Pior, com roteiro que mistura a boneca Chucka com família que se muda para uma casa barata porque é mal assombrada. Amityville, American Horror Story 1ª Temporada, etc, etc, etc 
Felizmente, eu estava muito errado, apesar do tema ser batido, o roteiro é bem amarrado, os atores estão excelente, e as cenas de suspense são competentes em prender a atenção. Melhor, tudo isso com um ar de filme “old school”.
Depois de um prólogo bem legal em que a horrorosa boneca Anabelle assombra a vida de duas gostosas que acham que a boneca está possuída por uma pobre menininha carente (e na verdade é o cramunhão) começa a estória principal, ambientada no início dos anos 70, quando o Samuel Rosa (do Skank) se muda com a esposa baranga e as cinco filhas para uma velha casa mal assombrada à beira de um lago.
Claro que a corretora de imóveis que vendeu a casa não contou que tinha uma bruxa-morta-enforcada-suja-e-magoada assombrando ali, mas só de olhar a casa, dava pra perceber... pelo menos o cachorro da família, mais inteligente que todo o resto, percebeu!
De qualquer forma a família não demora a perceber que algo está errado: lençol voa do varal até uma janela que tem uma assombração, quadros caem da parede em série, pássaros caem mortos no jardim, barulhos de passos são ouvidos à noite, pernas são puxadas durante o sono e todos os relógios da casa param de funcionar na mesma hora.
Tudo muuuuuito manjado, e pra ficar mais clichê ainda, a família chama um casal de paranormais “Os Quevedos” para ajudar, e o filme vira uma caça a assombração.
Manjado sim, ruim não! 
Saímos do cinema debatendo a questão de originalidade! O confrade André, anda não gostando de nada porque espera roteiros inovadores... eu rebati demonstrando que, esperar por filmes com roteiros originais é utópico hoje em dia, ainda mais para nós que já assistimos muitos filmes e continuamos a assistir semanalmente.
A analogia pode ser feita com o Metal! Existem onzecentas bandas fazendo som igualzinho. E isso não impede nosso querido Mozão de querer ter todos os CDs delas e ouvi-los falando “CARAAAAAAAAAIO... TOTAAAAAAAAAALLL!!
Da mesma forma que nas décadas passadas tivemos o surgimento de bandas como Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden e Metallica, tivemos filmes como O Exorcista, O Bebe de Rosemary, O Iluminado, Evil Dead, O Massacre da Serra Elétrica, etc... hoje você escuta uma banda de Death Metal de Gottemburg, você escutou todas. Viking Metal idem, é tudo igual... (Mozão, você sabe que eu te amo, mas a verdade dói, hehehe)
Invocação do Mal é igual ao CD novo do Black Sabbath: é bem competente apesar de já ter sido feito melhor antes.
Vamos parar de ver e ouvir coisas novas? Eu, não!
Voltando ao filme, achei que conseguiu criar um clima de suspense crescente com cenas simples, mas bem feitas, incluindo uma envolvendo uma inocente brincadeira de cabra-cega, idéia essa que eu achei original (óóóóó) e tensa.
No final, uma sequência de exorcismo, legal, mas que eu perdi um pedaço porque fui mijar, hehehe...
E a Anabelle? Pois é, ao contrário do que todo mundo pensa, não é a personagem principal, rsrsrs...
Quando sair em DVD vou assistir de novo com a patroa e minha irmã, sei que elas vão adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário