quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Antichrist

Informações Técnicas
Título no Brasil: Anticristo
Título Original: Antichrist
País de Origem: Dinamarca / Alemanha / França / Suécia / Itália / Polónia
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 28/08/2009
Site Oficial: http://www.antichristthemovie.com/
Estúdio/Distrib.: Califórnia Filmes
Direção: Lars von Trier
Sinopse: Um casal (interpretado Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0870984/

TRAILER

____________________________________
Avaliação: Pedro (Heim ?????? Hããã ?????)

Noite festiva na Quarta Macabra, afinal de contas depois de muito tempo e muitos contratempos tivemos um quorum completo, Luis, André, Pedro, Luizinho, Erik e Aryal, isso já vale a comemoração... As opções de filmes eram poucas e o Anticristo ganhou por unanimidade com a grande ressalva do Luis que era para assistirmos o filme sem a zona costumeira, por se tratar de um roteiro sério, e que todos queriam ver a tempos. Segundos antes da seção o Luis nos mostrou o brinquedo novo, mas não deixou brincar... ainda não foi dessa vez que assistimos o filme na TV nova, kkkkk

Vamos ao filme.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Tou Pensando
.
.
.
.
É é é é é é é...
.
.
.
Hummm
.
.
Puta merda difícil pra caramba falar desse filme, mas vou tentar... Já falei do esquenta né ? Já falei da TV nova do Luis ? ??????? Ainda tentando ganhar tempo pra falar do filme.... kkkkkkkkkkkkk

O Filme tem um prólogo muito bom, mostrando um casal interpretado pelo impecável Willem Dafoe e pela Charlotte Gainsbourg transando, ao mesmo tempo que seu filhinho morre caindo pela janela, as cenas são bem ousadas para um filme não pornô, com momentos de sexo explicito, quando digo explicito é explicito mesmo... chaca chaca na buchaca... Mas isso fez parte de um contexto de uma cena chocante de tirar o fôlego, muito bem filmado, a música perfeita para o momento, fazia tempo que não tinha uma surpresa tão boa.
Com muita culpa e dor pela morte do filho o casal muda para uma cabana na floresta no intuito de acalmar os ânimos nesse momento de luto, ( O Luis chegou a cogitar a idéia da mulher ser dependente química, e estar passando ao mesmo tempo por uma crise de abstinência, tem uma cena que ela joga fora os remédios que tomava ) Não interpretei dessa forma, achei que era somente dor psicológica pela perda.
O Filme passa a maior parte do tempo nas ponderações do marido que é psiquiatra, obviamente usando seu conhecimento técnico para analisar, tratar e auxiliar a esposa a sair do Luto.
Cenas, realmente muito chocantes, como por exemplo, ela se auto-mutilando o clitóris com uma tesoura, numa cena muito explicita ele gozando sangue, mas tudo isso filmado com muita competência.
Existiu também uma interação com animais da floresta que pode ser interpretado de várias formas, cheio de simbolismo, foram nesses momentos que tentei enxergar a presença do mal, mas sinceramente não consegui. Algumas vezes tentei encontrar o significado do que cada elemento ali representava, não achei, esperei para ver se o próprio filme me esclarecia, mas a mim não esclareceu. Mesmo assim eu gostei do filme, não foi fantástico por que sou um espectador comum e não entendi muito o bem o que o diretor quis passar de mensagem, mas analisando tecnicamente como um filme de terror, tem meu selo de BOM filme, excelente fotografia, foco diferente da câmera, atuações muito boas, gore muito bem filmado, o clima do filme nos deixou totalmente desconfortáveis. Tudo isso junto compensa a falta de compreensão do filme na totalidade.
O Erik fez um comentário interessante, o grande problema é que ficamos o tempo todo tentando relacionar o roteiro com o nome do filme, tentamos encontrar o mal, “o anticristo” em todos os lugares, se o filme tivesse outro nome não teríamos tantos problemas em interpretar a idéia principal do filme que no meu entendimento era só uma dor tão grande que se tornou uma paranóia.

_________________________________
Avaliação do Luisão (aquele que não gosta de ficar vendo filme de pinto)

O filme Anticristo é um daqueles que aguardamos ansiosamente a sessão face ao estardalhaço das criticas... fica impossível não cair na onda da papagaiada geral.

A idéia inicial era aproveitar que o filme foi lançado nos cinemas pátrios sem cortes, e fazer uma sessão macabra no cinema, com provável esquenta no boteco da Rua augusta (aquele do salame a milanesa nojeeeeeeeeeeeento).

Como acabamos enrolando para marcar a ida ao cinema, deu tempo do Pedro baixar uma versão dvdrip, e acabamos assistindo em casa mesmo. Detalhe: o Pedro falou que não gosta de ir ao cinema porque fica com raiva das pessoas falando durante o filme! Já em casa que é bom porque lá só ele e o André falam durante o filme... inteiro!!! Mas ontem durante o esquenta combinamos de fazer um “vaca amarela” e mantermos o máximo de silêncio possível. Até que funcionou bem.

Por conta de terem feito o maior "auê", sobre o filme como sendo super polêmico, fódão, violentão, coisa e tal eu estava esperando uma coisa de outro mundo (ainda lembro das reportagens falando que pessoas vomitaram vendo o filme, já outras passaram mal e saíram antes do término da sessão, etc), mas para ser sincero, no meu ponto de vista eu achei bem tranqüilo esse filme e tirando as três cenas mais fortes, não me impressionou pela violência. É um filme psicologicamente tenso, que em nenhum momento tenta te assustar, mas tem um clima pesado, soturno, é ai que aparece o tom de filme de terror.

O prólogo é uma cena bem filmada que dá a premissa que norteia toda a narrativa, filho morto enquanto os pais estão dando uma pimbada, ao som de um canto religioso. Aliás, já faço a ressalva esse dinamarquês filme bem pra porra, tem uma seqüência de um figura branco (sei lá quem é) que é a melhor câmera lenta que eu já assisti... os movimentos são quase imperceptíveis de tão lentos.

E a estória é só isso, depois que o filho pequeno cai da janela e morre durante o rala e rola dos pais, a mulher fica doidinha e é levada pelo marido psicólogo (Willian Dafoe) pra uma cabana no meio de uma floresta pra superar o trauma da perda.

Bom, eu gostei do filme, não sei porque, mas gostei! Agora pra ser muito, mas muito sincero achei meio sem pé nem cabeça, mas também pode ser que seja uma obra de arte e eu não esteja enxergando, razão pela qual pretendo re-assistir muito em breve.

Apesar de que, se o filme tem o nome de Lars Von Trier, Gaspar Noé, David Lynch ou Michael Haneke nos créditos é obra-de-arte. Se o filme tem qualquer outro nome nos créditos é filme sem pé nem cabeça (mesmo que seja exatamente igual à obra-de-arte de qualquer um dos quatro anteriormente citados).

E um filme que tem pinto que goza sangue em cena totalmente explícita (literalmente um pau menstruado), clitóris cortado com tesoura, penetração vaginal explícita, masturbação feminina, nu frontal a granel, é quase um filme do Alexandre Frota!

Mas cadê o anticristo, caralho???

Mas cadê esse porra desse anticristo???

Pois é. Não vi anticristo nenhum, mas tem uma raposa que fala, tipo filme da Disney! Sério agora: as cenas com os Três Mendigos são fortes... a do filhote de corvo me deixou boladão, a da raposa detonada e a do veado parindo também!

Vou parar por aqui, motivo: preciso re-assistir. Ontem o esquenta foi longo demais, bebi muito, fiquei meio aéreo e não sei avaliar melhor que isso, portanto, prometo editar a presente avaliação se tiver algo relevante pra contar pros nossos leitores do blog.

Minha impressão pessoal provisória: vale a pena assistir sim, é um filme estiloso, tenso e do mal... ah, mas se você entender, me explique tá!

5 comentários:

  1. Nao entenderam, não gostaram ... mas não paravam de gritar!!!

    ResponderExcluir
  2. Entao, eu estou muito afim de ver esse filme, um fds que o Luizinho esteve aqui quase iamos assistir no cine, mas uma coisa ou outra fez com que ficassemos na paz do lar, mas ainda tenho a curiosidade de ver, o pessoal aqui de casa foi e falaram muito bem, apesar dessa mesma pergunta ficar no ar...Onde raios esta o anticristo ¬¬ Huahuahauhaua

    ResponderExcluir
  3. Erika, como vc viu, nós os "experts macabros" recomendamos e tal... mas dá uma depre depois de assistir, ve o Chickendead que é muito mais legal, rsrs... né Pedro?

    ResponderExcluir
  4. Sim... Chickendead pode ser uma boa... ou que sabe o Quarentine... né Luis ? kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. A mulher é o anticristo. O filme é uma alegoria da maldade feminina.

    ResponderExcluir