sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

The Wolfman

Informações Técnicas
Título no Brasil: O Lobisomem
Título Original: The Wolfman
País de Origem: Reino Unido / EUA
Gênero: Terror / Suspense
Ano de Lançamento: 2010
Estréia no Brasil: 12/02/2010
Site Oficial: http://www.thewolfmanmovie.com/
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures do Brasil
Direção: Joe Johnston
Sinopse: Assim como no clássico original de 1941, estrelado por Lon Chaney Jr., esta refilmagem também é ambientada na Inglaterra Vitoriana. Na história, Del Toro faz o papel de Lawrence Talbot, um homem que retorna da América para sua terra ancestral e no caminho é mordido por um lobisomem. Talbot começa sua assustadora transformação sob a lua cheia.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0780653/

Trailer:

________________________________
Avaliação do Luisão (o que sempre torce pela espécie canina)

Primeira Quarta Macabra do ano realizada em um cinema. Sempre um grande momento pra mim, porque sou fanzaço de cinema e assim saiu um pouco de casa (sede das macabras), he, he, he...

Essa primeira macabra nos cinemas de 2010, é também a primeira vez que não fomos no Cine Bristol em macabras, e assim, graaaaaaaaaaças a Deus, escapei de ver o salame a milanesa do boteco da Rua Augusta... que é a coisa mais ensebada que eu já vi!!!

Aliás, por alteração no endereço comercial da dupla André e Erik, somado ao distanciamento do Pedro, e a minha pouca vontade de sair da minha querida Pompéia, acho que o Bristol (aka: cinema perto do salame nojeeeeento) deixará de sediar nosso evento. Lamento, Sr. Diretores do Bristol, mas vocês nos perderam, espero que o cinema não perca muito da popularidade e do movimento por nossa causa. Boa sorte pra vocês!

Pois bem, esquenta rapidinho pelo excesso de compromissos do grupo (mais uma vez só o trio que vive em harmonia: Pedro, Erik e eu, vulgo Trio Florais de Bach), partimos para a sessão: The Wolf Man, aguardado remake do clássico da década de 40.

Se no original tínhamos os “les enfant terribles” do cinema de horror da época, Bela Lugosi e Lou Channey, nesse remake temos um trio de atores com carreiras respeitáveis: Benicio Del Toro, Anthony Hopkins e Hugo Weaving!!!

Eu gostei do filme. Classudo, produção de primeira, fotografia da Inglaterra Vitoriana (tanto Londres como o interior) impecável, bons efeitos especiais que mesclam CGI com tripas em látex e muita tinta vermelha, e desempenho dos atores razoável.

Sim, apenas razoável, e acho que estou sendo bondoso. O Anthony Hopkins faz o papel de Anthony Hopkins mesmo, e olha que eu já fui fã dele enquanto Hannibal Lecter. O Hugo Weaving (gosto muito dele como Agente Smith e do Elfo no Senhor dos Anéis que eu esqueci o nome) mas aqui está apenas correto... de longe o melhor dos três, mas podia ter seu personagem melhor desenvolvido. Já o Benicio del Toro continua feio e ***SPOILER*** protagoniza a morte mais canastrona dos últimos tempos, parecia cena do Chapolin.

Mas o filme tem um lado bom?? Tem, sim... vários!

Saliento em primeiro o lobisomen! Desde os anos 80, com o lançamento de três filmes seminais sobre licantropia: Um Lobisomen Americano em Londres (the best ever!), Grito de Horror e Bala de Prata, a caracterização dos lobisomens foi se aproximando cada vez mais de um lobo grande. Chegou ao ridículo dos “lobisomens” do Lua Nova, que nada mais são do que lobos-tamanho-familia.

Nesse The Wolf Man, a caracterização dos lobisomens é aquela clássica, igual a do filme original, um homem com feições de lobo, mas formato de cabeça humana cheia de pelos, roupa rasgada, mãos e pés próximos a patas, mas ainda com características humanas. Anda sobre duas pernas, mas corre como um lobo. Um híbrido, um amálgama entre homem e lobo! Não um lobo grande.

O gore é na proporção exata. Não muito pra descambar pro splatter, mas sim a necessária dose de sangue e tripas pra dar verossimilhança a violência da besta em ação. E muitas das cenas de gore não são em CGI, o que é muito satisfatório pra mim.

Muitos sustos, todos previsíveis, mas eficazes. O lobisomen em ação é muito rápido e violento. Destaque para o ataque ao acampamento cigano, uma tocaia dos moradores de Blackmoor em umas ruínas na floresta e ele correndo pelos telhados de Londres. Aliás, como está fácil com as novas técnicas de cinema retratar a Londres vitoriana, vide Sweeney Todd, Sherlock Holmes e esse filme.

O roteiro é controverso. Por ser um remake de um filme da década de 40, é um tanto quanto ingênuo. Mas bem levado pelo diretor, ao menos até a meia hora final, quando decai muito, com uma dispensável rinha entre pai e filho, e algumas canastrices da dupla de atores principal.

Ah, tem uma ponta da Geraldine Chaplin como uma cigana sugismunda e cadavérica.

Presente a clássica cena de derretimento de objetos dos aldeões pra confecção de balas de prata, e outros clichês da lenda do lobisomen, como ele uivando pra lua cheia num telhado, a transformação com a lua alta no céu, etc... todos clichês bem vindos.

Vou soltar uma opinião pessoal, sem pesquisar o tema, nem nada... portanto, pode ser uma pérola da ignorância, mas... como que no hospício tinha tratamento a base de gelo e choques elétricos em pleno século XIX, e as casa e ruas estavam a luz de vela ainda?!?!?!? Mistério...

Lembrei de outra cena que eu adorei, a do seminário dos médicos em que o Talbot (Del Toro) é levado para a comprovação, em noite de lua cheia, que ele é “só” um louco, e não uma besta transmorfa... da vontade de falar pro professor: isso vai dar merda, vai morrer gente...

Bom, é isso, sou fã de filmes de lobisomen, então sou suspeito, mas pra mim, é filme recomendável, assistam!
_____________________________________________
Avaliação: Pedro (Que não tem medo do Lobo Mau)

Até que enfim conseguimos nossa Quarta Macabra especial no cinema, semana passada tentamos mas a chuva impediu que chegássemos no cinema, dessa vez conseguimos na quinta por conta do jogo do Corinthians na quarta... rsrsr calma gente não estamos acostumados a participar de Libertadores, então é plausível pular pra quinta nossa sessão macabra.. .rsrs Apesar que quinta por enquanto está sendo um martírio perdermos a escolha do Líder no BBB 10, enfim, não tem como ter tudo. Perdemos o BBB mas assistimos um belo filme.

The Wolfman é remake do clássico da década de 40. A história se passa na muito bem ambientada Inglaterra Vitoriana, podiam até aproveitar o Set de filmagem do Sherlock Holmes. rsrs Parte em Londres e parte em Blackmoore uma cidade vizinha onde mora Sir John Talbot personagem de Anthony Hopinkns, que fica muito longe das suas grandes atuações mas convence no papel, seu filho Lawrence Talbot interpretado pelo Benicio Del Toro volta da América por conta do sumiço do seu irmão.

Normalmente eu sou o menos purista, o que menos dou valor para clássicos ou referencias a coisas do passado, gosto de inovações de ser surpreendido, mas nesse caso gostei muito e fiquei aliviado do filme manter e resgatar o que eram os bons filmes de Lobisomem. Começando pelo próprio Lobisomem, nos últimos filmes que vi a caracterização estava cada vez mais distante da imagem clássica, eles estavam virando cada vez mais lobo e cada vez menos Homem, rsrs The Wolfman resgata a imagem clássica, cara peluda dentes grandes, mão peludas, pés de cão mas que mesmo assim propicia um andar hibrido entre um bípede e um quadrúpede. Bala de prata, transformação na Lua cheia, uivos pra lua, todos esses detalhes muitas vezes esquecidos em produções anteriores estão presentes nesse filme.

Os Efeitos especiais são muito bons, o diretor conseguiu balancear bem o uso de CGI com efeitos tradicionais que dão um bom efeito Gore, muito sangue e tripas sempre caem bem em filmes de terror, destaque para a aguardada cena da transformação, na mediada .... o clima sombrio do filme não é magnífico mas é bem feitinha a ambientação na floresta, no acampamento cigano, na mansão sujismunda, chega a passar um certo medinho, por falar em medinho sustos é o que não falta nesse filme... tomei vários, mesmo estando preparado.. rsrs

Não assisti o clássico dos anos 40 não sei dizer se esse copiou o roteiro na integra, mas achei que podia ser mais ágil, tentativas de encaixar romance, com cenas de jogar pedrinhas no lago flertando com a cunhada, cansam um pouco e são desnecessárias. Também não gostei muito da seqüência final, apesar de ser muito bem filmada. SPOILER “A tentativa de mostrar uma certa afeição e reconhecimento da Fera pela bela mocinha não me convenceu. Mas isso não tirou pontos suficientes para rebaixar a classificação do filme, mesmo com esses pequenos deslizes, é um Filmão, Recomendo.

Mais um SPOILER que eu não podia esquecer... SPOILER GRANDE, a Cena que o Anthony Hopinks se transforma em Lobisomem e rasga a camisa mostrando seu peito peludo me fez lembrar muito um grande brother... Jojoba, pra quem não conhece ele é praticamente o filho do Tony Ramos ambos membros do clã dos Lycans de Underworld... Jojoba você poderia ser duble de peito nesse filme.

2 comentários:

  1. Apesar de não mencionado nos posts, nem por meu amado, eu também estive presente nesta bela sessão cinematográfica no Shopping Bourbon ... curti bastante o filme - ambientação, figurino, clima tenso ... e a morte liiiiiiiinda do Del Toro ... "ai, morriiii"

    beijos macabros e até a próxima sessão

    ResponderExcluir
  2. Salve !!
    O ano começou, carnaval passou e vejo q vcs estão a toda. Q bom !
    Voltei aqui depois de algum tempo e fiquei feliz em ver o novo visual do blog, filmes e coments ... apenas um detalhe incômodo: como assim Big Brother ?!?!
    Ok, gosto não se discute, mas a decepção foi lamentável !! Não entendo como um blog q estava servindo como diversão, indicação de filmes específicos e comentários dignos de bons críticos pode mencionar nem que seja de brincadeira q seus membros assistem e discutem um programa tão futil como BBB !
    Tive a impressão de serem uma turma de amigos interessados em filmes de terror e em assuntos que tivessem ALGUM VALOR.
    Desculpem minha indignação ... desabafo necessário !

    ResponderExcluir