segunda-feira, 7 de junho de 2010

La Horde

Informações Técnicas
Título no Brasil: Legião do Mal
Título Original: La horde
País de Origem: França
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: California Filmes
Direção: Yannick Dahan / Benjamin Rocher
Sinopse:Ao norte de Paris, um grupo de policiais corruptos tenta vingar a morte de um de seus companheiros em um prédio que serve de esconderijo para o gângster suspeito pelo assassinato. Em meio ao enfrentamento entre ambos, algo inimaginável acontece: uma "legião" de criaturas sanguinárias e canibais invade o edifício atacando selvagemente a todos. Inesperadas alianças nascerão quando suas vidas ficarem em perigo...

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1183276/

Trailer:

____________________________________
Avaliação: Pedro (Colocando as avaliações em dia)

Caros amigos, apesar da minha ausência em avaliar filmes continuo por aqui, postando os filmes e acompanhando os comentários dos colegas, mas agora vou recuperar o tempo perdido nas avaliações.

Essa semana nos encontramos na véspera do feriado de Corpus Crist e o Erik ficou só para o esquenta, pois tinha compromisso, quem passou por lá também para prestigiar nosso esquenta foi minha namorada, Lucelia, como de costume, sempre que convidada ela aparece, participa do esquenta, mas quando damos o play no DVD ela vaza (morre de medo dos filmes).
Menção especial também a homenagem na porta da geladeira (BEM VINDOS A QUARTA MACABRA) feita com letrinhas coloridas pela Paula. (Como ela sabia que todos nós íamos ver na porta da geladeira ?) rsrsrsrs

Vamos ao filme, La Horde esta na fila a algum tempo, não me lembro exatamente o motivo de termos pulado ele, provavelmente pelo excesso de filmes de zumbi esse ano, não que seja uma reclamação é só para variar o tema um pouco. Enfim, por unanimidade chegou o dia de assistir La Horde, filme de Zumbi Frances. Os Franceses tem mandado muito bem em filmes de terror, apesar de algumas pisadas na bola, como em Mutants e Cavaliere, mas essa foi a estréia em filmes dos nossos tão amados mortos-vivos, e pra variar mandaram muito bem.

O Filme se passa em Paris em um prédio abandonado onde se encontra uma quadrilha de mafiosos, uns policiais procurando vingança pela morte de um companheiro invadem o prédio, nesse meio tempo acontece a segunda invasão, dessa vez dos nossos heróis comedores de carne humana. A correria de sempre, os velhos dilemas, policiais tem que se juntar com mafiosos para sobreviver, tudo isso é extremamente clichê, mas é exatamente o que queremos ver em filmes de zumbi. Tudo conforme a cartilha Romeriana.

Maquiagem muito bem feita, clima de tensão o tempo todo, o diretor não poupa personagens que vão morrendo conforme o esperado, tudo isso parece muito batido, mas ao mesmo tempo nos fez vibrar cena a cena, o Gore correu solto o filme inteiro sem miséria.
Spoiler – Destaque para algumas cenas, como os sobreviventes encurralados em corredor com uma metralhadora e os zumbis chegando e sendo metralhados formando uma montanha de corpos, e principalmente para a cena da capa ai em cima, com um dos policiais em cima de um carro no subsolo do prédio cercado por zumbis, cena de tirar o chapéu para o diretor.

Outro detalhe do filme é que os sobreviventes não tem idéia do que está acontecendo e não sabem que Zumbi só morre com tiro na cabeça... isso foi motivo de boa parte da nossa torcida durante o filme.... NA CABEÇA PORRA... NA CABEÇA PORRA... kkkkkkkkkkk

Enfim, La Horde não inova em praticamente nada, mas mesmo assim consegue ser um ótimo filme, mostra que o cinema Frances sabe fazer todos os subgêneros de filme de terror com competência. Já está na minha lista de melhores do ano. Recomendadíssimo

_____________________________

Avaliação do Luisão (quando o filme é francês, ninguém sabe quem é zumbi, quem não é... todos cheiram mal... Vai tomar banho francês!!!)

Finalmente chegamos na semana em que a Quarta Macabra estava livre para votar em qualquer gênero de filme (a.k.a. filme de zumbi, he, he...).

Variamos, acertamos e erramos... valeu a pena diversificar!

O esquenta foi novamente tradicional, Pedro, Andrézão, Erik e eu... ops, Erik não!!! Ele só ficou 10 minutos no esquenta e foi namorar... e também tinha que madrugar no dia seguinte pra trabalhar... marcou uma tattoo em horário de fazenda, muito, mas muito cedo realmente... azar o dele, perdeu de ver na sessão oficial um filmaço! Destaque também para as Boas Vindas a Quarta Macabra nos deixada pela Paula (namoradona).

Claro que estou falando do esperadíssimo La Horde, mais uma indicação da comunidade/clubinho-fechado-do-orkut. Valeu novamente pela dica D Evil, Le, Shunna, Psycho, Doug, Cutia, Léo Dias e cia.!!! Filme francês de zumbis de verdade (não aqueles infectados combalidos que enfrentam o cantor Leonardo da dupla dos Zezés no Mutants).

Batata!
Bingo!
Melhor, como vamos entrar em período de copa do mundo (grande bosta): Gol de placa!!!

Filmaçasso!!!

Na verdade é um gênero novo, um filme de zumbi/ação/policial/gangues francês produzido pelo tal de Xavier Gens, o diretor do Frontières (outro filme que eu adoro), e de cara repito que é muito bom, tem gore pra dedéu e um tremendo climaço em um prédio decadente nos subúrbios franceses, desabitado, sujo... tanto como o povo de lá.

A trama inicial, antes do aparecimento dos reais protagonistas, nos mostra a estória de um policial que tinha sido encontrado morto e a policia sabe que os assassinos pertencem a uma gangue de bandidos liderados por um negão chamado Pelé (ou Mussum, Grande Otelo, sei lá...). Seus colegas, que também eram detetives da polícia, resolveram "fazer justiça" com as próprias mãos... e pistolas automáticas, claro!

Esses destemidos policiais se organizam para ir ao tal prédio abandonado que era "a toca" dos bandidos e matar o líder (o tal Pelé), o irmão dele (o Lando Carissian) e mais uns outros (os Harlem Globetrotters).

Mas pra nossa alegria, dá tudo errado porque quando eles chegam lá, rapidamente são surpreendidos e torturados pela gangue. Começa então uma barulheira estranha do lado de fora do edifício sugismundo, umas explosões, barulho de sirenes e finalmente aparecem os protagonistas-zumbis bastante ferozes (na verdade acho que só tinha passado 10 minutos de projeção, rsrs).

Começa a festa: o prédio estava cercado por uma montueira de zumbis e uns já estavam invadindo o lugar... as portas já não tinham fechaduras e estava tudo muito precário, mesmo que morasse um velho no lugar (esse velho francês eu acho que nunca tomou um banho na vida).

Daí vem a mensagem bonitinha do filme em período de Copa na África: bandidos e policiais, que ainda não tinham virado zumbis, trataram de "juntar as forças" para lutar contra os zumbis e tentar sair dali!

Detalhe supimpa: os zumbis são rápidos, “noiados” e famintíssimos. Vai roubar o tênis de um deles se você conseguir!!!

Uma definição que o Léo Dias do clubinho escreveu, e que eu achei genial, vou reproduzir aqui: “me senti vendo uma espécie de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes...OF THE DEAD!”

Na verdade o único detalhe que comprometeria o resultado positivo (mas não o faz), é que não se trata de um filme bem de terror, mas de uma ação das boas, com zumbis.

O elenco é competente e o roteiro cheio de pequenas reviravoltas sobre quem toma a frente como protagonista, o que é no mínimo diferente. Além disso, a estória apesar de ser “mais do mesmo” é muito bem feita, com personagens carismáticos, e diversas cenas que remetem a outros filmes sem soar falta de inspiração.

A cenografia é excelente, a fotografia é linda e o ambiente caótico sem precisar de um monte de efeitos, o que soma muitos pontos. Já os efeitos que tem são bem humildes... parece que a produção não teve muito recurso ou intenção de criar lesões putrefatas. Mas o pouco que aparece convence o suficiente.

A impressão que a maquiagem me passou é que os zumbis eram mortos recentes, não estariam podrões ainda.

E mais, La Horde é impregnado de humor negro, o que é sempre bem vindo, especialmente se não apela para piadas óbvias, dá outro tratamento para situações clássicas de filme de zumbi, o que eu achei muito foda! Seria uma espécie de clichê que não soa clichê!

Assim, estamos chegando ao meio de 2010, e aos poucos o Top5 do ano começa a se definir provisóriamente... é muito cedo, e nem sei se considero esse como o melhor do ano até agora... mas se porventura ganhar a QM Awards, será o terceiro filme francês em 4 edições...

Assistam!!!

Um comentário:

  1. Valeu pelos comentários ao meu "recadinho" na geladeira!!! Apesar que vocês tem aberto a geladeira beeeem menos ... perdendo a prática ou o que!?!?! hehe

    O filme realmente é muito legal ... correria, tensão e bons momentos durante o filme todo. Não precisa esperar masi de meia hora de filme para que comecem as cenas importantes, como é frequente no cinema.

    Nem sempre fico nos filmes, mas esse foi uma sábia decisão!

    ResponderExcluir