quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Quarantine

Informações Técnicas
Título no Brasil: Quarentena
Título Original: Quarantine / Quarantined
País de Origem: EUA
Gênero: Terror / Suspense
Tempo de Duração: 89 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial: http://www.containthetruth.com/
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: John Erick Dowdle
Sinopse: A repórter de TV Angela Vidal (Carpenter) e seu cameraman (Harris) são designados a passar a noite na central do corpo de bombeiros de Los Angeles. É quando vem uma chamada e eles seguem para um prédio no subúrbio. Logo eles descobrem que uma das moradoras foi infectada por algum vírus desconhecido. Rapidamente outros residentes também sofrem ataques, instalando-se o pânico.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1082868/
________________________________
Avaliação Pedro: Fã de DEXTER

Mais um Quarta Macabra na minha casa, depois de um esquenta demorado fomos a escolha do filme, não tinha me preparado bem então estávamos com poucas opções de filmes novos... quem ganhou a votação foi o Deadgirl filme que já tinha travado na casa do Luis, gravei um DVD novinho, e também travou... estamos achando que tem a maldição da Deadgirl que não quer que vejamos esse filme. Enfim, depois disso o Erik ficou insistindo para assistir um filme chamado Angel of Death mas ele mesmo ficou falando que o filme não era bemmmm de terror... Porra... isso aqui é Quarta Macabra... Cacete... Quer ver MISS SIMPATIA 3 vai assistir junto com o Luis que agora tem um novo gênero de filme preferido.. kkkk Podem até conceber a TERÇA COMEDIA ROMANTICA ou a SEXTA MELA CUECA. Aqui não...
Foi então que dei a idéia de assistir um filme que tínhamos certeza absoluta que era bom, mas ninguém tinha assistido ainda por conta do filme Original ser tão bom que não havia necessidade de um remake.

Existem duas formas de analisar esse filme a primeira é pensar na concepção da idéia de Hollywood em pegar um filme Espanhol e copiar exatamente igual com a mesmo roteiro, mesmo enquadramento, mesmos efeitos, mesma fotografia... enfim é uma cópia fiel de REC, que tinha sido lançado a apenas um ano antes na Europa, fizeram Quarantine simplesmente para alcançar o mercado americano e obter lucro, esse filme é totalmente desnecessário, apesar que só fans de filme de terror tinham visto REC, temos exemplo disso no caso de O Chamado que é uma cópia fiel do filme Oriental, vimos primeiro a cópia e só depois fomos ver o original.
Enfim, não podemos julgar o lado comercial, os caras ganharam dinheiro com Quarantine isso é inegável. Mas para nós, verdadeiros fans de filme de terror foi uma afronta, pegar um filme tão bom e copiar menos de um ano depois.

A segunda maneira de avaliar o filme é esquecer REC e avaliar o filme por si só, como uma obra fechada. Eu gostei, lógico que ia gostar, é igual o REC rsrs Não vou falar do filme pq nesse caso é só ir lá embaixo nas avaliações do REC, kkk vou falar da produção. Elenco muito bom com atuações convincentes a linda Jennifer Carpenter (irmã do DEXTER no seriado e Exorcismo de Emily Rose) mandou muito bem no papel, destaque para o impagável Rade Serbedzija, (ator russo de O Santo) Dania Ramirez (de Heroes) e Marin Hinkle (deTwo and a Half man). Os efeitos são os mesmos, alguns sustos são acrescentados a mais, umas 4 cenas também completam o filme como por exemplo a cena do cachorro matando o cara no elevador, e a cena muito boa do cameraman matando um “zumbi” com a câmera ligada. Fora isso não tem muito o que falar, se alguém que nunca assistiu nenhum dos dois filme me pedir opinião sobre qual dos dois filmes assistir, fico na dúvida, se quiser dar crédito para o original (que é valido) assista o REC, apesar que os produtores de REC não são santos nessa história toda, tenho certeza que lavaram a égua de ganhar dinheiro nessa concessão de direitos para filmarem Quarantine. Se quiserem um filme com 4 cenas a mais assistam o Quarantine.

Sei que o Luis vai me detonar ai embaixo sem nem ter visto para analisar, sei que o argumento dele vai ser basicamente que não precisa ver uma cópia para saber que esse filme não tinha menor necessidade de ser filmado, enfim, estou pronto pra receber porrada... mas uma coisa é certa se tem uma coisa que os americanos sabem fazer é cópia, ficou perfeita.. kkkkkkkk


_________________________________________

Avaliação do Luisão (o que vai bradar: não, não e... não!!!)


Farei aqui uma coisa inédita (pelo menos de forma confessa) no mundo das avaliações cinematográficas amadoras: Vou ter a pachorra de avaliar um filme que eu não vi, não pretendo ver, e tenho vergonha de saber que meus colegas macabros, numa das sessões quinzenais em que estou ausente, votaram nele por suposta “falta de opção”.

Tá, tá, ta... vou ser mais rabugento, do contra, e como já fui alcunhado, mais “estúpido” do que de costume, mas lamento. A idéia desse “rimeique” já nasceu podre, e é essa concepção que vou me apegar pra sentar lenha nesse engodo.

E quero que se foda que o filme é bem copiado do original. Isso é o mínimo que tinha que ter acontecido. Menos que isso os picaretas autores mereciam um abacaxi, aliás um saco de merda.

Única ressalva, antes que o Pedrão ai em cima fique triste, nada aqui é pessoal, gosto é gosto, ideologia é ideologia, mas a rabugentisse é minha e ninguém tasca, he, he, he... perdoae brother, você sabe que eu te adoro mesmo que você não saiba dar dica boa de filme, e goste de qualquer geringonça que assiste rsrsrs...

Aliás, na verdade tenho mais uma ressalva, inicialmente pretendia ficar aqui só filosofando sobre o quanto que eu acho remake um estrupício, mas preferi ir para o youtube e assistir trechos do filme só pra ter uma noção do que estou escrevendo.

E, quanto a afirmação acima de que remake é uma bosta, vou fazer mais uma terceira-única ressalva, rsrs: o único remake realmente que pra mim representou algo foi o de Dawn of the Dead do Zack Snyder, conhecido aqui como Madrugada dos Mortos, porque rejuvenesceu muito bem o lento Despertar dos Mortos do bom velhinho (claro que eu adoro o original mais do que de Temaki de Shimeji).

Menção honrosa para o maravilhoso remake que o Aja fez para o The Hills Have Eyes (este Viagem Maldita, o original do Wes Craven, Quadrilha de Sádicos), e para o Massacre da Serra Elétrica Início.

Ah! Lembrei de outro remake foderoso: Halloween do Rob Zombie que é um filmaço! Aliás, os remakes de slashers são os que menos dão erro: Sexta Feira 13 e Dia dos Namorados Macabros 3-D são muito divertidos também.

Já horror oriental tirando O Chamado (The Ring, remake do Ringu) nada, absolutamente nada presta!!! Os remakes de One missed call, The Eye, Shutter… é um monte de lixo fedorento muito inferior a qualquer comédia romântica, viu Sr. Pedro? Pegar gripe suína é mais divertido!

Então, fica registrado aqui que, apesar de torcer nariz pra remake, se o mesmo é bom, tenho a humildade de idolatrar como se novidade fosse. É bom, é bom. Ponto.

Bem, feitas as únicas ressalvas, vamos falar desse estrupício.

É uníssono nos blogs, comunidades e críticas da net que, para quem viu o original, o remake é uma perda de tempo, já que a refilmagem é cena a cena com outros atores e falada em inglês. O próprio Pedro confessa isso.

Tudo bem, segundo o Pedro e o André, aumentaram um pouco a violência (fraturas expostas, dedos arrancados), mas a meu ver isso só estraga ainda mais a proposta do original, que era ser o mais realista possível (e imagino que com estes efeitos de maquiagem fica bem difícil passar efeito de realismo).
Colocaram, também (segundo os colegas) umas ceninhas a mais, mas a história é IDÊNTICA, inclusive as coisas todas acontecem na mesma ordem do original, as mesmas pessoas morrem praticamente no mesmo tempo do original, e pelo que vi no youtube (link abaixo) ainda estragaram a melhor parte, que é o final. Aliás, a capa do filme e o trailer estragam o final, e ainda li que tiraram a estória da Menina Medeiros! Vai entender...
Prefira sempre o produto original. Não faz sentido dar dinheiro pra esses gringos de merda ao invés de dar para os verdadeiros criadores do lance (que, garanto, são bem menos endinheirados do que os refilmadores).

O pior que na cena final que assisti via youtube, me deu a maior raiva quando chegam os créditos finais e você vê lá: "dirigido por Fulano, escrito por Fulano", só nome de norte-americano. Ah, vão tomar no cu! Os caras simplesmente pegaram um filmaço que não tinha saído nem há um ano e refilmaram cena a cena, pois deviam colocar os nomes dos espanhóis em destaque nos créditos! Tá, não sou idiota e sei que não tem virgem na zona: os espanhóis ganharam a grana deles com os direitos, mas tinha que ter menção a eles.

Destaco uma informação do Felipe M. Guerra no site do Boca do Inferno, que não sei se é verdadeira, em que ele afirma que, in verbis:

“Quem vendeu os direitos de REC para o remake foram os produtores do filme espanhol. Os dois diretores, segundo entrevistas que deram em vários sites, não ganharam um centavo com a refilmagem.”

Pesquisando um pouco encontrei a informação que:

“Os diretores Balagueró e Plaza escreveram o roteiro de REC junto com Luís Berdejo, conceituado roteirista espanhol. Ou seja, a Filmax comprou os direitos da parte de Berdejo como co-roteirista e aproveitando o fato de Balagueró e Plaza serem da casa, tornou-se detentora total dos direitos do filme. Assim, quando os direitos foram vendidos para o remake a ser relizado pela Screen Gems - estúdio subsidiário da Sony Pictures Entertainment's Columbia TriStar Motion Picture Group - quem saiu ganhando foi a própria Filmax.”

E para quem gosta de Jogo do Sete Erros, vale a pena ler a matéria do citado Felipe M. Guerra no site Boca do Inferno:

(http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/quarentena.html)

Outra observação pelos trechos que assisti, achei a câmera fora de foco americana muito mais irritante que a do original, a imagem demasiadamente escura, verde e uns ataques de histeria chatos da personagem principal, que nem de longe tem o carisma da original...nem os peitos!

Que os fãs de Dexter (sou um fã do seriado só que moderado, vi a primeira temporada achei boa, mas não animei de ver a segunda) e do Exorcismo de Emily Rose (outro filme que ache muito hypado) me perdoem, mas vi 03 trechos do Quarentine pelo youtube, totalizando somente uns 18 minutos e achei uma merda a protagonista apavorada gemendo que nem uma cadela no cio. Lembro que no original rola um pânico de adulto, onde há o temor e você quer sair de lá, tomando sustos ou não. Já no americano pelo pouco que assisti, a atriz realmente chateia com uns grunhidos tão fakes que deveria ganhar o prêmio framboesa de ouro como a pior fingidora de gemidos de todos os tempos. Tipo gemido falso de atriz pornô do Brasileirinhas, he, he, he...

Na verdade Quarentena é um subproduto para que o caipira americano possa consumir alguns trabalhos de qualidade vindo do exterior. Todos nós sabemos que os americanos detestam ler legendas e, como tem a maior indústria cinematográfica do mundo, não tem necessidade de ver filmes de outros países com as incômodas legendas.
Concluindo:

Desde o início Quarentine foi um filme que não me chamou a atenção, já que assisti REC e achei muito bom, e se for pra rever eu assisto o espanhol de novo.

Tenho a teoria que a máquina de Hollywood para filmes de terror está capenga, e o filme original mal saiu e eles por falta de uma nova boa idéia já fizeram um remake?

Porra, se eles queriam fazer um remake de algo europeu, fizessem de "Demons", “Suspiria”, “Zombie” porque pelo menos já estão mais envelhecidos, entre outros mil filmes que mereciam a tentativa de uma refilmagem.

Lamento galera é o que penso sobre tudo isso.

Segue abaixo o vídeo com ambos os trailers, quem não viu que tire suas conclusões, ou veja os dois, mas não me chame.


http://www.youtube.com/watch?v=u5r4hc20t1I

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Luis ... Concordo com você que não deveria ter acontecido toda a parte comercial da venda de direitos do filme... mas acho que deveria pensar uma coisa...

    Por mais que defenda REC.... quem deu a bunda por dinheiro foram os espanhóis e não os americanos... os americanos pagaram pra comer a bunda dos espanhóis...

    Outra coisa... acho que foi extremamente injusto com a Jennifer Carpenter, não da para ter uma base real de atuação por ter visto cenasa desconexas no youtube. Fica sem contexto, sem clima sem nada.. Ela mandou super bem no papel !!!

    ResponderExcluir
  3. Pedro,

    Se estamos falando de homens, pra mim tanto quem dá a bunda como quem come são gays!

    e já te falei, só falei sobre a questão autoral porque vc mandou essa na sua avaliação, não era meu foco.

    E achei a mina insuportável mesmo no pouco que vi, e também acho ela uma mala sem alça como irmã do Dexter.

    Mas, quero ver vc defender ela dizendo que ela tem mais peito que a atriz espanhola???

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o Seguinte... Se as crianças não sabem escolher filme quando o Big Daddy não está e acabam fazendo caca... (isso já é sabido)... deveria prestar mais atenção nas suas crianças e não deixar tanto elas sozinhas... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. As crianças tem que amadurecer, Big Daddy não vai viver pra sempre, rsrs... mas Pedro você não conseguiu rebater que com a atriz espanhola, rolaria uma "espanhola", né?

    ResponderExcluir