quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Paranormal Activity

Informações Técnicas
Título no Brasil:
Atividade Paranormal
Título Original: Paranormal Activity
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Site Oficial: http://www.paranormalactivity-movie.com/
Estúdio/Distrib.: PlayArte
Direção: Oren Peli
Sinopse: Um casal é perseguido por um espírito demoníaco dentro de sua própria casa. Dispostos a desvendar o mistério que assombra suas noites de sono, eles instalam câmeras por toda a casa, com as quais captam as estranhas atividades paranormais que acontecem. Um dos filmes mais assustadores do ano.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1179904/

Trailer:

__________________________________________
Avaliação: Pedro (que teve que trocar a cueca depois do filme)

Ontem o esquenta foi rápido, sem a presença do Ilustríssimo André, ficamos basicamente esperando o Luisinho para começar a sessão, Eu o Luis e o Erik, o filme já estava decidido, tentamos ele semana passada, mas misteriosamente nenhuma das mídias que gravei funcionou... sem o André seria mais fácil assistir o filme que demandaria silencio absoluto, rsrs.

Bom... antes de começar quero fazer um parênteses e dar algumas explicações:

1 - Wikipedia Português
Terror (gênero)
O gênero ficcional do terror ou horror existe em qualquer meio de comunicação em que se pretenda provocar a sensação de medo. Desde a
década de 1960 que qualquer obra de ficção com um tema mórbido ou repelente são conhecidos do público como um gênero à parte, com grupos de fãs muito específicos que rendem culto a subgêneros ou a determinados filmes e literatura a eles associada. Este gênero está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica. O medo é a fonte dos filmes de terror. Alguns especulam ser um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres.

2 – Quarta Macabra foi criada para um grupo de amigos se reunirem semanalmente, trocar idéias, beber uma cerveja, e assistir um filme do gênero preferido de todos.

3 – Sempre avalio um filme independente da sua qualidade técnica e seu orçamento, pra mim o que mais conta pontos é a DIVERSÃO oferecida pelo filme, essa característica está presente em todas minhas avaliações.

Isso posto vamos lá, Paranormal Activity é um filme exatamente no formato da Bruxa de Blair. Filmado pelos atores do filme, amadoramente, sem trilha sonora, sem muitos efeitos, custou aproximadamente só U$ 11.000. Um casal compra uma filmadora e começa a registrar tudo que acontece na casa onde moram com intuito de descobrir o que esta causando fatos estranhos, como barulhos de passos, luzes acendendo, sussurros etc... Um provável espírito demoníaco assombra Katie desde que era criança, tudo se passa em algumas semanas, nas filmagens é mostrado o dia a dia do casal dentro da casa, mas o bicho pega mesmo no quarto, quando estão dormindo, são registradas 21 noites com a câmera colocada no quarto em direção a porta que sempre fica aberta e mostra um pequeno corredor e a escada para o andar de baixo, todo o piso é de madeira que range quando alguém passa.
No começo a câmera registra apenas alguns passos, a porta mexendo levemente, pesadelos da Katie, mas a coisa vai esquentando, tudo é muito sutil e nada explicito, mas o clima de tensão e suspense é constante, de verdade, posso parecer gay mas vou confessar que arrepiava muito em cada tomada noturna. Enfim o filme tem um final muito bacana.

Como disse, o roteiro é simples e direto, a fotografia é tosca, afinal o diretor quer passar a sensação que é o casal que esta manuseando a câmera amadoramente, trilha sonora inexistente, gore não tem, afinal de contas o que me deu tanto medo ? O medo talvez está na proximidade com a nossa realidade dos acontecimentos, um vampiro, um zumbi, um Slasher, estão longe, quando cheguei em casa e deitei na cama a cena era exatamente a mesma, eu deitado com minha namorada ao lado (que See dead people e já tive que acordar com gritos dela) olhando para uma porta aberta.... sério... pode parecer exagero, mas quase não dormi, não consegui tirar o filme da cabeça. Provavelmente 99% das pessoas que viram o filme não tiveram essa mesma sensação inexplicável que eu tive, e vão achar que minha reação foi boba, mas não me lembro de ter sentido medo de verdade com nenhum filme até hoje.

Porque fiz aqueles 3 comentários lá em cima ?

Não me diverti... Tive medo... é esse o barato de assistir filme de terror ? Então acertou em cheio, o filme é fantástico... Preciso rever meus conceitos... Já estou elaborando uma proposta para nossos companheiros de fazer a Quinta-Comédia Romântica, rsrsrsrsr aguardem novidades, vai ter blog e tudo mais.rsrsrs

_________________________________
Avaliação Erik (quem é morto sempre aparece)

Depois de um longo e tenebroso inverno, estou aqui novamente dando meus pitacos.Ates de mais nada queria agradecer e parabenizar o Pedro e o Luisão por manterem o blog firme forte! As labaredas do inferno agradecem!

Pra quem não sabe, eu trabalho com tatuagem. E ao contrário do que as pessoas pensam, eu sofro horrores toda vez que resolvo entrar na agulha. Invariavelmente eu fico matutando com meus botões "Mas que diabos eu estou fazendo aqui nessa @#@£$ novamente?".
Foi essa sensação que meu deu depois de uma meia hora com o "*" na mão assitindo o filme "Paranormal Activity". Filme de terror que, verdadeiramente, dá medo! Sim.. eu sei que essa é a idéia quando vemos filmes de terror, caceta... mas os leitores que estão acostumados como nós a seguir esse tortuoso caminho do cinema fantástico, sabe que a cada 10 filmes assitidos, uns 3 são legais... e no máximo 1 dá medo. Esse dã. E com louvor.

Como o Pedro jã passou a sinopse ali em riba, vou pular essa parte.
A empatia do casal principal é uma das grandes chaves do filme. Os diálogos e as situações são naturais e tudo parece mesmo ser uma filmagem caseira. Eles parecem tão reais quanto você e eu, ainda mais quando Micah começa a fazer as idiotices que qualquer machão sem muita crença no mundo espiritual faria (comprar uma tábua OUIJA??? Simmm... óóótema idéia!!!!!). A filmagem sem trilha sonora e com ediçao simplona deixa tudo mais tenso e realista e conforme as cenas das filmagens noturnas vão se passando, você sabe que as chances de você dormir sossegado na próxima noite vão ficando mais distantes.

É o tipo de filme que vai te deixando com uma sensação ruim, na beirada da poltrona e grudado na tela, com meio olho aberto, e já chingando de antemão o lazarento do diretor que vai te deixar pensando nessa desgraça de filme uns dias, e a maldita idéia de ficar vendo filme de fantasma...

O final pode não ser ums dos mais originais do mundo, mas fecha de forma aterradora (no bom sentido) esse obra de arte, que mais uma vez prova não ser preciso milhões de dólaraes nem litros de sangue pra se fazer um ótimo filme de terror!

Desculpem se houver algum erro de digitação ou concordância... é que eu não dormi bem essa noite.....

__________________________
Avaliação do Luisão (aquele que vai comprar uma tábua de ouija)

É galera... que medo!!! Filme feio da porra!!! Pior que fui eu que dei a dica.

Hoje fiquei por último para avaliar o filme de ontem por excesso de trabalho, então preferi ler a avaliações dos colegas macabros acima pra não ser repetitivo. Nunca fomos tão unânimes como dessa vez: o filme dá medo! E é como eles falaram, sem sangue, sem gore, sem grande surpresa no final (apesar de que gostei bastante da conclusão), e o mais incrível: sem zumbi!!!

O filme mostra o cotidiano de um casal, filmado por eles mesmos, retratando toda a bobageira que casalzinho beijoqueiro, dengoso faz (argh). Mas no meio de tanto mel, não é que aparece um fantasminha muito do mal pra atazanar todo aquele amor!


Pior que isso: fantasma? Antes fosse... era o demônio, o chifrudo, o belzebu em carne e pé de bode mesmo. Quer dizer, não fica claro se é o capo del tutti capi, o sênior partner in chief ou algum funcionário de baixo escalão lá do inferno. Mas era muito do mal!

É ai que entra o único senão do filme. Quando o casal tenta relacionar toda a pendenga que estão passando, contratando um exorcista: eles assistem um vídeo de possessão que remete ao Exorcista (o filme), mas é póbrinho, mal feito... bem bagaceiro. O outro senão é o psicólogo que aparece em duas oportunidades, um tio meio gay que se caga de medo, e está na profissão errada, além do que não ajuda nem o casal, nem o desenrolar da trama.

De resto é só alegria. As cenas noturnas, em que o casal deixa a filmadora ligada, registrando o que acontece no quarto dão uma aflição poucas vezes vistas, você gruda na cadeira mesmo. Destaque para a 18ª noite...a pior de todas!!! Larga do meu pé capeta!!!

A produção é pobre, pobre, pobre... não aparece nada, mas as soluções são criativas, ou seja, não é um filme que todos vão gostar... o André não estava ontem, e ele talvez não goste tanto quando assistir... o perfil dele não tolera filme tão parado. Ah é: o filme é bem parado.

O Luizinho drumiu no começo, de repente acordou, e ai não conseguiu mais pregar o olho!!! Pra vocês verem como o filme é poderoso.

Recomendado!!!

Pedro, posso comprar a tábua de Ouija pra gente brincar nos esquentas da macabra antes de ver o filme? He, he, he...

10 comentários:

  1. Depois da descrição da noite após o filme resolvi que não irei assistir, gosto do gênero, mas sou muito influenciada pelos filmes. Sobre a quinta comédia romântica foi de morrer, essa nem eu que sou mulher aguentaria. Socorro!!! Quem sabe quinta comédia apenas por que tem que ser romântica.

    ResponderExcluir
  2. Só um pequeno adendo...

    Acabei de descobrir que o final que foi ao cinema é diferente do filme original que circula pela internet...

    Sou teimoso e apesar de todo o medo já baixei e assisti o novo final... muito, muito, muito fraco mesmo...

    Se forem assistir o filme optem pelo da internet... o final é 1000x melhor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, pelos comentarios ja deu medo imagina eu assistindo um trem desses, meeeeeeeeeeeeedo! Imagino tb que assistir os filme sem as reclamaçoes e pitacos do André tenham colaborado com a atençao dos membros né, mas essa do Luizinho acordar e nao dormir foi muito boa! creio que seja um fato muito raro :P Bom voltando ao filme, juro que nao sei se quero assistir, pelo menos nao sozinha :P

    ah, é isso, dentro em breve espero poder passar uma quarta com vcs ^^
    e se rolar de fazer o lance da comédia to dentro, desde que nao tenha muito romance, hehehe.

    é isso...
    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  4. Erika, não é assim também esse "ai Jesus" todo, não!!! Menos, né Pedro, rsrs

    Dá medo na hora que estamos assistindo, depois que acaba é dar stop e ir dormir... pelo menos eu desmaiei, he ,he, he...

    São uns macabros de meia-tijela!

    ResponderExcluir
  5. Erika,

    Como eu disse cada um tem uma reação diferente... eu me identifiquei muito... e realmente fiquei com medo... Isso é muito pessoal, pode ate ser que você ache o filme bobo...

    Por exemplo eu não fiquei com medo da véia do "cooming soon" ... nem fiquei vendo ela no quarto dos fundos... kkkkkkkk Macabro de meia tigela tem em todo lugar... kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Concluindo...

    "Macabro de meia tigela tem em todo lugar... kkkkkk" né Luis ???

    ResponderExcluir
  7. Q demais... tem q dar frio na barriga, borboletas no estômago, arrepio na nuca, senão não tem graça ! Tô adorando esse blog, e vcs ! ;) como faço pra ter esse filme, Mr. President ?

    Respondendo ao outro coment, Pedro, taí minha foto, acho q não me conhece, como curiosa e adoradora de filmes de terror achei vcs no maravilhoso e misterioso mundo da net !

    ResponderExcluir
  8. Mas eu não fiquei sem dormir por causa da véia sugismunda!!!

    Quando acordei de manhã, lembrei do filme qundo fui escovar os dentes.

    Pedro você é um delator, cagoeta, fifi fofoqueira!!!

    Maia, já que vc consulrou o Presidente Kirk Zombie, informo que tá fácil de baixar o filme na internet, depois eu posto o link por aqui.

    Continue acompanhando o blog, ele tende a crescer e melhorar (apesar do Pedro cuzão, dedo-duro, x-9, Judas Escarióti, vendilhão da pátria, macabro de maaaaaaaaaarda, rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  9. Aqui tem o torrent e a legenda do filme...

    Tem também o final que foi ao cinema... mas não recomendo.

    http://filmescomlegenda.blogspot.com/2009/10/atividade-paranormal-paranormal.html

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pedro pelo envio do link e Luis pela intenção, rsrs

    Bom fim de semana pra vcs !

    P.S. Aryal é uma fofa ! Ela tbem curte terror ? rsrs

    ResponderExcluir