quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Zombieland

Informações Técnicas
Título no Brasil: Zombieland
Título Original: Zombieland
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia / Terror
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Site Oficial: http://www.zombieland.com/
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Ruben Fleischer
Sinopse:Em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis, um grupo de sobreviventes bem heterogêneo tenta encontrar meios de sobreviver à ameaça dos não-humanos sem se matar uns aos outros.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1156398/

Trailer:

___________________________
Avaliação do Luisão (aquele que se tivesse um filho mandava passar férias na Zombieland... muuuuuuuuuuuito melhor que a Disney)

Amigos e amigas do blogão da macabra, cidadãos romanos, gloriosos leitores: Eu vos digo, não existe terra boa como a Zombieland! É a concepção mais próxima que eu já tive de um lugar perfeito para se viver, pena que é filme, he, he, he...

Bom, já comento melhor sobre o filme da sessão de ontem, mas adianto que é muito legal, bem melhor do que eu esperava... nada infantil, e com um humor até que bem inteligente.

Como dessa vez eu fiquei encarregado de fazer o diário da noitada, primeiro segue um breve relato da bagaceira de ontem e depois do filme.

De um tempo pra cá, houve uma mudança no costume das preliminares da quarta macabra: o André me pega no trabalho, fim de tarde, e fazemos um esquenta de pouco mais de uma hora no Bar do Ton (um barzinho simpático localizado na esquina de baixo da minha casa, dos amigos Ton e Marlene. Merchandising gratuito: eles tem uma porção de carpaccio de berinjela fabuloso, e uma pinga com agrião gelada igualmente saborosa). Lá esperamos os demais macabros, passamos no mercado do China (o sôcio), pegamos o lanchinho (leia-se cerveja) e zarpamos para casa.

Pois bem, o André as vezes resolve chegar no Bar do Ton, um pouco antes dos demais, e fica lá bebendo sozinho até eu chegar do trabalho... digamos umas 2, 3 horas antes, rsrs... e ontem foi assim. Sei que quando eu cheguei ele já tinha atingido a impressionante marca de 3 garrafas 600ml de Heineken e 3 de Xingu, mais 2 martinis!!! Pois é, o cara é pró!

Nessa sessão não contamos com o Luizinho, que ficou amarrado no trabalho dele, impossibilitado de comparecer. Os membros honorários Erik e Beto também não deram as caras dessa feita. Azar de todos, o André, o Pedro, a Aryal e eu assistimos um filmão.

Ah, a opção inicial era assistir o Paranormal Activity, mas esse, a exemplo do Dead Girl, travou em duas mídias... coisas paranormais...

Apesar de conhecer o preceito legal de que não existe filme de zumbi ruim (tem um tal de House of the dead, do Uwe Boll, mas deixa quieto) eu estava com um pé atrás com o Zombieland: filme com personagens adolescentes, grande produção, elenco estelar, e com esse título, me cheirava filme infantil, estilo um Goonies com zumbis. Nada contra o Goonies, adoro esse filme, registre-se!

Na verdade o filme é relativamente sério, apesar de ter algumas pitadas de comédia, a maquiagem dos zumbis não é muito gore, mas bem respeitosa, e a caracterização dos queridos maltrapilhos fedorentos segue bem as idiossincrasias romerianas. Nenhum fã xiita vai se revoltar. Mas, já aviso: são zumbis maratonistas, tipo os do remake do Dawn of the Dead.

O filme é ambientado num futuro próximo, catastrófico, onde a epidemia zumbi já está disseminada, e todos os humanos são sobreviventes em fuga constante. Nesse ambiente, um jovem do tipo bem cuzão se une a um tipo fódão caçador de zumbis (Woody Harrelson), dupla cujo caminho se cruza com duas jovens irmãs... e ficam lá fugindo e sobrevivendo, fugindo e sobrevivendo... um vidão!

No caminho as duas duplas acabam se refugiando numa mansão que descobrem pertencer ao Bill Murray. E o Bill faz o papel de Bill (muito bem feito, diga-se, merecia um Oscar por interpretação tão precisa)... na verdade o Bill Murray faz o papel de Bill Murray numa abordagem divertida ao som de Ghost Busters... o destino do Bill é digamos, tragicômico?!?!? He, he, he...

Destaque para a cena no mercado, clichê, mas muito boa, para o carro abandonado com as mãos do motorista ainda segurando o volante e o final no Parque de Diversões: lindo, colorido e com um palhaço zumbi muito do mal (e qual não é?). Ah, e tem também as impagáveis regras de sobrevivência, da qual a primeira é: os gordos morrem primeiro vitimas de zumbis, uahauahauahaahuahauahaua
.
A produção é de primeira, filme feito pra ser blockbuster, e sendo assim, não rola violência explícita, nem nada grotesco, mas tem uma certa dose de perigo constante. O elenco todo manda bem, mesmo o moleque cagão protagonista. E como já falei, é um filme que não faz piada com minhas criaturas preferidas, pelo contrário, os zumbis são levados muito a sério no contexto criado.

Galera, eu achei um filmão... totalmente recomendado (vejam no cinema, estréia dia 04/12), e um excelente acréscimo a nosso acervo de filmes assistidos em grupo.
___________________________________
Avaliação: Pedro (Luis, me leva pra passar as férias junto ? rsrsr)

Zombieland não foi um idéia minha, esse filme era conhecido de todos e estava na fila, inevitavelmente íamos assistir até o final do ano, meu mérito foi só insistir para assistirmos nessa sessão, dei sorte, o filme é bom.

Como diz nosso companheiro Luis, não tem filme de zumbi ruim... uns melhores uns piores... mas todos são bons... Esse esta no grupo dos melhores...

O Luis tava com certo preconceito por ser super produção de Hollywwood, normalmente eles cagam... no caso de Zombieland souberam usar o dinheiro bem... Efeitos especiais bacanas, maquiagem muito boa e contrataram atores de primeira linha, como Woody Harrelson muito bom no papel de Tallahassee, matador de zumbis estilo sulista machão.

O Filme conta a história de 4 sobreviventes ao ataque zumbi e seus vários encontros e desencontros, todos eles se apelidaram pelo nomes dos lugares onde queriam ir, Tallahassee, Columbus,Wichita e Little Rock, a narração bem humorada é feita pelo jovem nerd, Columbus, típico adolescente americano, que no meio ao ataque, formulou uma série de regras para sobrevivência, como por exemplo, - Estar em Forma – Usar cinto de segurança – Atirar duas vezes para ter certeza, etc... Sempre que algo acontece uma das regras é citada de forma bem humorada. O filme não chega a ser uma comédia escrachada, mas não tem a aura carregada e aflitiva de muitos filmes de zumbis, nesse caso tudo é levado com muito bom humor, sem desmerecer nossos queridos zumbis, que não são ridicularizados em nenhum momento.. rsrs

Muitas surpresas, cenas de ação, comédia e até um romancezinho fazem o filme na opinião imperdível, mas nada se compara a participação pra lá de especial do Bill Murray no papel do próprio Bill Murray, toda sua ponta não passa de 15 minutos mas com certeza é ponto alto do filme, impagável. Impossível falar mais sem Spoiller, mas é garantia de boas risadas ou seu dinheiro de volta.

Enfim, o roteiro encaixa direitinho a fotografia muito boa, as cenas finais no parque de diversão são muito bacanas, um filme para ser visto e revisto, estou doido para fazer uma comparação mas tenho medo de tomar porrada... rsrssr Bom vou arriscar, afinal já estou acostumado.... Comparo o filme com o sensacional Shaum of the Dead, apesar de serem filmes com roteiro bem diferentes, os comparo no “clima” e na diversão que proporcionou.

2 comentários:

  1. Zumbis em ação:

    http://www.youtube.com/watch?v=uSTiS-wDRDU

    Onde estão os Wally-zombies?rsrs

    Beijos e bom feriado ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Maia,

    Nossa mais assídua leitora... quem é você ? Conhecemos ?

    ResponderExcluir