quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dans Ma Peau (In My Skin)


Ficha Técnica:
Título no Brasil: Na Minha Pele
Título Original: Dans Ma Peau
País de Origem: França
Ano de Lançamento: 2008
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 93 min.
Idioma: Francês
Direção: Marina de Van
Elenco: Marina de Van, Laurent Lucas, Léa Drucker
Sinopse: Após um acidente que rasga violentamente sua pele, uma mulher adquire uma crescente obsessão com seu próprio corpo, retratada sem nenhuma sutileza na película. Carne e sangue são explorados com calma no filme, em longas e perturbadoras cenas...

IMBD: http://www.imdb.com/title/tt0337961/

Trailer:

  __________________________________________________________________________________________________________

Avaliação do André (Que apesar de não beber essa semana, não conseguiu parar de falar!!! Hahaha)

A macabra foi de boa essa semana, atrasamos um pouco o filme, mas foi sussa em relação a bebedeira, pelo menos pra mim, hahahaha, que a semana passada acabei abusando por causa dos shows etc... E tivéssemos a perda do aspira Georges (Calma, não aconteceu nada com a criança, hahaha), que não pode comparecer por ter uma reunião e tal... do mais, tudo na mesma...

O FILHO DA PUTA DO FILME!!!!!!!!!!!

IN MY SKIIIIIIIN (DANS MA PEAU)!!!!!!!!!!!!!!!!

A atriz Marina de Van, lembrou muito a atriz Béatrice Dalle, do FODÁSTICO À L’intérieur/Inside/A Invasora, que além de ter atuado muito bem, tem a mesma cara de sádica, e com aqueles dentes abertos de cavalo...

Além de ser a atriz principal do filme, também é a escritora e diretora do mesmo!, Conta com uma filmografia de filmes e curtas, sendo 18 filmes como escritora, 14 como diretora e 11 como atriz! Entre eles está o Ne Te Retourne Pas/Encontro com o passado, também um filme de Horror, com as atrizes Monica Bellucci (Que dispensa apresentações) e Sophie Marceau, que fez a princesa Isabelle, noiva do príncipe bicha, filho do rei Edward, que se apaixona pelo Willian Wallace, de BraveHeart (Coração valente), e um, também de horror, que está em pós-produção, e previsto para 2013 (Espero que sai logo), o Dark Touch!

O filme mostra que, após um acidente em uma festa, a mulher machuca sua perna com sérios cortes e começa a ficar obsessiva em relação ao seu próprio corpo... 
Que caralho aconteceu no tal acidente para que a personagem começasse a ficar desse jeito???

A gente pegou o filme, sem a menor ideia do que se tratava, sem conhecer ator, escritor, diretor etc..., apenas sabendo o que vimos em comentários!

Em primeiro lugar, o filme é ORIGINAL! 

CARAAALHO!!!

Ele é daqueles perturbadores, agonizantes, que te dá aflição do começo ao fim, e que você vê querendo virar o rosto mas aguenta firme! É muito mais impressionante do que eu pensava e esperava, porque é muito possível que o problema relatado no filme, possa acontecer com qualquer pessoa!!! Fazia muito tempo que não ficava assim em assistir um filme como esse!!!

Ela consegue conduzir o filme, de um modo absurdamente sem pudor, sem medo, sem sutileza, que te prende do início ao fim! Mesmo em uma ou duas partes mais paradas que de forma alguma o prejudica!!!



Explora com calma e paciência, a carne e o sangue, em longas e, como eu disse, perturbadores, agonizantes cenas, que te dá aflição do começo ao fim, e que você vê querendo virar o rosto mas aguenta firme!!!

Definitivamente o melhor filme da macabra até agora (fiz a avaliação e o comentário ainda sem ter assistido o Evil Dead), e um forte candidato, na minha opinião, ao ganhador do Oscar da Macabra, o Macabra Movie Awards!!!

Na minha avaliação do MAMA, Escrevi o seguinte:

“Talvez demore a aparecer um FODA PRA CARALHO, já que o povo não tem mais o mínimo de criatividade (Ou porque já tenham feito de tudo! Será? Não, tem muito filme bom por aí ainda, desde que não seja de Hollywood!), e tudo que estão fazendo são cópias de outros filmes, ou pior, REMAKES, porque é só isso que tem saído, e o que resta pra eles fazerem!!!”

E não é que não demorou a aparecer um filme FODA PRA CARALHO??? E é claro, tinha que ser um maldito de um francês!!! LÓÓÓGICO!!! Se tratando de Horror Movies, com exceções de pouquíssimos, tem que se tirar o chapéu para os filhos da puta dos franceses bichas, mas com sérios problemas psicológicos!!! Hahahaha

Não quero acostumar a isso, a dar nota, mas esse merece um 9!!

FODÂO PRA CARAAALHO!!!
_____________________________________________________________________________________________

Avaliação do Georges:

Fala galera macabra, o filme In My Skin é um filme que não dá pra comentar sem dar spoilers, portanto se você não assisitiu ainda este filme perca a jogada, volte duas casas, e volte depois de assistir este que apesar de não ser um filme de terror tradicional, incomoda muita gente.

A banda Eurythmics já dizia,

sweet dreams are made of this
who am I to disagree.
I traveled the world and the seven seas.
Everybody's looking for something.

O filme é um terror psicológico, psiquiátrico.
Por que incomoda? Porque ela não é uma drogada fudida, ela é o exemplo da batalhadora vencedora, empresária que acaba de ganhar uma promoção, modelo exemplar da trabalhadora, boa amiga, boa noiva, pensando em comprar casa pra morar com o noivo. 

O tema me lembrou o "Repulsa ao Sexo" do Roman Polanski, mas aqui foi levado a uma potência muito mais profunda da psiquê, e abrangeu para muitos casos de neuroses, obsessões, psico-sociopatias e desejos, vontades, hobbies, compulsões, vícios, e por isso mesmo você fica curioso até o fim, porque você encontra algo de você nela, não literalmente, mas seja uma mania, um vício, uma coleção, algo que vai além de suas forças e mais ainda, além de suas percepções de pensamento ação-reação e auto censura, aquele desejo tão íntimo que quando você percebe, acorda,  já foi, ou seja, o incosciente  - o íntimo mais biológico do seu ser - dominando o consciente. O desejo mais biológico-animal, na cena do jantar, as pessoas cortando carne e comendo com prazer, sentidos, senações, paladar, olfato, desejo, carne, fibra, sangue, gosto, prazer. É comum, então normal. Ou não. E nós temos uma Lei de Compensação quando passamos por situações de stress ou desconforto perante situações sociais, tem gente que toma um whisky, tem quem vai no shopping e gasta sem pensar, masca chiclete, come chocolate, fuma, cheira, bate punheta etc. E você fica se perguntando por que ela continua fazendo algo que ela tem consciência que faz mal? Mas todo mundo sabe que crack, cigarro, pó, whisky, remédio pra emagrecer, remédio pra dormir etc também fazem mal.

E outra coisa extremamente importante neste filme, o som!! O som é tratado como personagem fundamental nesta experiência, o som incomoda, você se dá conta disso na cena de beijos e carinhos entre ela e seu namorado noivo, logo depois do acidente que rala a perna na festa, ou seja, o pivô da mudança, descoberta do lado obscuro dela, e você percebe que ela não está nada a vontade com o carinho e beijo dele, e os sons típicos de um casal se beijando, se tocando, respirando fundo perto, fica incômodo, é real demais, não é romântico ou ensaiado como beijo de novela, é real como filme pornô, e ela não tem certeza mais se ainda gosta disso, quer voltar pra vida "normal", mas sabe que é tarde, como uma droga que vicia na primeira dose. Inventa desculpa pra justificar os machucados, ainda preocupada com o que o namorado pensará a seu respeito, tenta encontrar na amiga uma cúmplice mas não encontra. E logo depois nas cenas de auto mutilações, os sons que ela faz são iguais aos sons de um casal se amando, se beijando, respiração profunda e ofegante. Apesar do filme não explicitar que é um prazer sexual, não é uma fantasia sexual, é algo mais profundo e para ela mais real, ela não se masturba, é quase divino sagrado (como um fanático religioso encontrando redenção e paz de espírito) e isso faz com que o filme atinja uma gama de milhões de malucos normais sem consciência de suas maluquices, ou seja, todos nós. E também o fato de não ter explicação de trauma de infância, ou ter sido abusada, ou qualquer coisa que justifique ela ser assim por algum fator do passado, fazendo com que todas as pessoas pensem, será que eu sou normal??

Tecnicamente o filme é um filme de arte, com fotografia muito estudada, e lembra muitos filmes do Cronenberg, mas sem incluir um fator externo, um alien, um bicho ou um vírus como os do Cronenberg, mas algo monstruoso, natural dentro de cada um, ou seja, monstruoso humano, humanamente monstruoso.
_____________________________________________________________________________________________

Avaliação Pedro (depois de uma pausa de volta a ativa)

Jovens leitores, hora de avaliar o In My Skin, esse bom filme.................

Prepare uma panqueca de vitela regada com molho de catupiry levemente apimentado com dedo de moça, um suquinho de jaca adoçado com rapadura, senta ai na frente do computador relaxa segura na mão do Tio Pedro e vem que o Tio explica o filme:

Mais Tio... é filme de terror ? É sim jovem gafanhoto.
Tem Vampiro Tio ? Não
Tem Lobisomen Tio ? Não tem não Jovem.
Tem Slasher ? Não tem Padawan.
Ahhhhhhhhh é filme de zumbi ?  Nope
Então deve ter uma família que mora num bar de estrada e mata todo mundo que para no posto para abastecer ? Nãoooooooooo amiguinho.

Porra Tio, que merda de filme de terror é esse ??? O tio vai explicar... o filme tem uma temática diferente de tudo que já vimos, não tem absolutamente nenhum clichê dos filmes de terror, e mesmo assim conseguiu prender a atenção de toda a macabrada por 1:30, tanto que nem falar durante o filme falamos.
Se a ideia era entreter, conseguiu... momentos de aflição extrema, que fez, nós todos simultaneamente encolher na cadeira.

Filme que faz pensar, mas que no final das contas também não trás nenhuma nova forma de ver o mundo, é só um entretenimento mórbido para quem quiser passar um tempinho com uma inquietação e totalmente fora da sua zona de conforto, qualquer coisa dita a mais que isso passa a ser spoiler.

Entenderam Jovens leitores ?

NÃO TIO... VOCÊ FALOU, FALOU E NÃO FALOU NADA ... PORRA !!!

Pois é jovens padawans... tem razão... não expliquei mas recomendei.. assistam e comentem.

Filmão.

Ps. Escrevi esse comentário plagiando propositalmente como forma de homenagem um grande comentarista de games na WEB que sou fã. o Zangado.
________________________________________________________________________________________________________

Avaliação do Luisão (aquele que já tinha ficado impressionado com a Betulina, chupando o sangue da própria ferida)

Fiz a besteira de ler a avaliação do Georges antes de escrever a minha... que cagada! Esse cuzão escreveu a melhor avaliação de todos os tempos do blog... como que um aspira faz uma dessas???

Depois li a avaliação de retorno do Pedro, e também achei excelente. Outro cuzão, ficou umas 5 semanas sem escrever, mas tirou o atraso nessa!

Bom, não só fiquei intimidado com os estudos dos dois confrades, como sobrou pouco a comentar.

Primeiro ressalto que esse filme conseguiu o milagre do silêncio na sala de casa: ninguém falou durante o filme. Detalhe, o Pedro e o André estavam sentados lado a lado! Só isso já eleva o In my skin em uma posição de destaque.

Eu sou um defensor da originalidade, e nos últimos anos os filmes franceses têm se mostrado campeões nesse quesito. Vai rolar uma avaliação negativa do pseudo-francês Vinyam logo mais, mas o problema ali é outro, venderam gato por lebre, o filme não é de terror. 

Bom... mas, In my skin é um filme de terror???

Como o Pedrovisky comentou, não tem fantasminha magoada, não tem família canibal, não ter assassino casca grossa, não tem um gravador e um necronomicom, etc... ou seja, não é terror... todavia, é mais pesado que a maioria dos filmes que já assistimos.

A estória gira em torno de uma jovem executiva que após um tombo no jardim da casa em que estava numa recepção chiquérrima (ui!), começa a sentir prazer na ferida que teve na perna, cultivando-a como se fosse uma planta, um pé-de-feijão.

O prazer que ela sente com o corte aumenta, junto com tamanho da ferida, e daí descamba para a automutilação. Cara, é muito desagradável ver uma pessoa se mordendo, se cortando, etc...

Incrível como a abordagem de uma cena produz resultados tão dispares. Recentemente eu me diverti com a cena de uma pangaré do Evil Dead 2013 cortando o próprio braço com uma faca elétrica de pão. A cena é bem feita, a câmera não desvia, mas não dá 10% da sensação ruim, em comparação aos pequenos cortes da nossa heroína francesa.

Concluindo, o filme não é de terror. O filme é bom! Candidato à lista dos Top 5 de 2013.
_____________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário