quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mama


Ficha Técnica:
Título no Brasil:  Mama
Título Original:  Mama
País de Origem:  Espanha / Canadá
Ano de Lançamento:  2013
Gênero:  Terror
Tempo de Duração: 100 minutos
Idioma: Inglês
Direção:  Andrés Muschietti 
Elenco: Jessica Chastain, Nikolaj Coster-Waldau, Megan Charpentier
Sinopse: Há cinco anos, as irmãs Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nélisse) desapareceram da sua vizinhança sem deixar vestígios. Desde então, seu tio Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e sua namorada Annabel (Jessica Chastain) têm procurado por elas. Mas quando, incrivelmente, as crianças são encontradas vivas em uma decrépita cabana, o casal se pergunta se as meninas são os únicos hóspedes que eles receberam em sua casa. À medida que Annabel tenta apresentar às crianças uma vida normal, ela começa a se convencer que existe uma presença maligna em sua casa.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2023587/

Trailer:

____________________________________________________________________________________________

Avaliação do Luisão (aquele que ficou com mais medo da atriz, quando ela apareceu sem a maquiagem de fantasma) 

Mais uma Quarta Macabra no cinema, versão da nossa balada que eu gosto muito, me empanturro de pipoca, e se o filme é bom, saiu feliz da sala de projeção. Ontem eu saí sorrindo!

Presentes Erik, André e Sabrina, Georges e eu, depois de um minúsculo esquenta na praça de alimentação do shopping, entramos para conferir o bem-comentado MaMa.

Ao contrário do que pensávamos inicialmente, o Guillermo Del Toro é apenas o produtor executivo do filme. O diretor é na verdade de Buenos Aires (cidade que eu adoro) e se chama Andrés Muschietti. Ele já havia dirigido um curta-metragem sobre essa estória, e devido ao sucesso (eu sinceramente nunca tinha ouvida falar até o lançamento desse longa-metragem) agora esticou para quase duas horas de duração.

A estória se inicia com uma fatalidade que não fica muito clara, mas mostra um pai que, após cometer um pequeno massacre, matando inclusive sua própria esposa, na fuga derrapa o carro e pórra numa árvore. Daí pega as duas filhinhas loirinhas (tão buniteeenhas), e corre floresta de neve a dentro, e de repente encontra um Troll!!! Mentira! Encontra a cabana do Ash... suja, mal-assombrada, com o Necronomicom e um gravador de rolo no porão! Mentira, de novo! Encontram a cabana da bruxa do João e Maria... ah, tá bom, parei!

Entram na cabana suja e abandonada, e quando o pai se prepara para matar as filhas, e nitidamente se suicidar, a filha mais velha, que está olhando pela janela fala: “Papai, tem uma mulher lá fora na neve”... “Ela não está encostando no chão”... e o pai nem liga... se fosse eu, já tinha começado a rezar!

Pra não dar spoiler, eu diria que, um “misterioso acontecimento” torna as crianças órfãs (tãããão buniteeenhas).

Passam-se cinco anos, elas são encontradas, passando a morar com um tio e sua namorada baixista e gata.

A menina menor parece o meu buldogue Winston: anda de quatro, pula dentro de caixas de papelão, quer comer tudo que cai no chão, rói os móveis, pula em estranhos, etc...

Chegando na casa, as duas ficam cheias de mistérios, pintando na parede e cantando o mantra da cabana. Rapidinho o filme revela que a mamãezinha imaginária é bem mais real e amedrontadora do que se pode ter idéia. E daí começa o festival de situações assombrosas.

Em minha opinião, o filme não tem como principal propósito assustar a qualquer custo, mas confesso que eu tomei uns 3 sustos de gente grande. Achei muito legal do roteiro a falta de vergonha em encarar o sobrenatural. Desde o início o filme demonstra que não vai ficar apenas em situações do tipo “é fantasma/não é fantasma”.

Entre várias das peripécias aprontadas pela personagem-título, percebe-se que a Mama é uma vilã cheia de propósitos em suas atitudes, feia que dói, mas com propósitos. Por exemplo, ela não ataca a namorada-baixista, porque esta, inicialmente, está cagando e andando pras duas irmãs Victoria e Winston (tãããão buniteeenhos), já o tio que é cheio de nhénhénhé e bilú-bilú-tetéia, toma uma piaba logo de cara.

A relação entre a baixista-gata e as meninas é muito bem feita. O trio de atrizes manda muuuuuito bem. As duas atrizinhas-mirins são impressionantes, acho até que são feitas em CGI. A relação das meninas com a tia-baixista demonstra um respeito crescente que supera qualquer clichê de filme de terror.

A filha mais velha, com memórias de antes do abandono na floresta assombrada, demonstra ter absorvido alguns ensinamentos dos pais e começa a questionar a autoridade de Mama. Enquanto isso, sua irmã menor (o Winston), continua só fazendo merda! Não sabe falar, dorme come e caga no chão, corre atrás de bolinha de borracha, e possui uma relação de dependência e afinidade com a Mama.

No meio tem a seqüência tradicional de se buscar os porquês da mágoa da fantasmona-magoada. Nada de novo, mas com cenas bem filmadas de flash-backs, com umas coincidências absurdas, como quando a baixista quase atropela o namorado, ou a caixa encontrada com o “embrulhinho” da Mama, etc... nada que estrague. 

O final parece que vai ser comovente de tão chorante, (e até é meio piegas), consegue ser do mal!

Estamos na sexta Quarta Macabra de 2013, e junto com o The Tall Man, esse Mama se destacou!

Não só recomendo, como no futuro devo assistir novamente.
______________________________________________________________________________________________

Avaliação Georges:

Faaaallaaaa MAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMA
MAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMAMA
MAMAMACABRAAADAAAAAA!!!!! HAHAHAHAHA
MAMAis um sucesso da QUARTA MAMACABRA!!!!! 
Guillermo del Toro gosta de fazer filme de terror com criança, ou a criança é do mal ou passa perrengue, como em A Espinha do Diabo, Labirinto do Fauno, o Orfanato e Não tenha medo do Escuro. Eu não aconselharia a deixar ele tomar conta de suas filhas num final de semana, o cara é meio psico-pedófilo. Deve ter passado perrengue de monte na infância, criado pela avó (que devia ser dona de um bar no vilarejo do The Pack). Bom, mas o filme não é dele, mas provavelmente o argentino esperto (redundância) deve ter conseguido grana pra produção por causa deste fato, duas meninas lorinhas buniteeeenhas (como o Luis mencionou), aliás, 4, porque devem ser 2 para cada época, que devem ter passado pelo teste do sofá com o Guillermo HAHAHHAHAHHAHA
Também como o Luis disse, e concordo totalmente, muito legal a falta de vergonha em encarar o sobrenatural. Isso é muito legal, fazia tempo que não aparecia um filme de terror com fantasma, sempre tinha que ter uma explicação racional onde o fantasma ou espírito não seria um motivo nobre para se dar crédito a uma história. Porra, filme de terror pode ser real mas tem total liberdade para entrar no reino do desconhecido, uma das principais razões do medo do ser humano é o desconhecido. 
E por falar em desconhecido, terminado o filme, surgiu a questão, porra, e a mariposa???? Aí meus caríssimos brothers macabros, André, Luis, Erik, Sabrina e Pedro (in memoriam) vos digo, eu fiz a lição de casa aeeeeeee
(brincadeira Pedro, é só porque você tá fazendo falta)

Mariposas: Assim como a borboleta, a mariposa também passa pelo processo de metamorfose, tão significativo como símbolo de transformação. Mas ao contrário das borboletas, as mariposas são noturnas.
Para os astecas, a mariposa era conhecida como o "Sol Negro", pois atravessa os mundos subterrâneos em sua viagem noturna. Há uma deusa na mitologia asteca chamada Itzpapalotl - de "itzili", obsidiana, e "papalotl", mariposa, pois em suas asas leva navalhas de obsidiana, uma pedra negra.

A mariposa é o fogo oculto que simboliza a morte. Trata-se de um ciclo contínuo de transformação. Portanto, também simboliza a imortalidade.
As mariposas são o movimento nas sombras, a alma das bruxas. Sentem-se atraídas pela luz, simbolizando a busca arrebatada pela verdade, assim como a alma se sente atraída pela divindade. 
E para a WICCA, a mariposa quando aparece significa que alguma entidade está mostrando-se presente para responder alguma pergunta sua.
Tudo isso está presente no filme MAMA do argentino Andrés Muschietti, e faz mais sentido agora sabendo disso, o filme é legal, bem conduzido, as meninas dão um show, a menorzinha vai precisar de apoio psiquiátrico logo logo ou pode ser a nova estrela dos filmes do Zé do Caixão que não tem grana pra efeito especial e trabalha com inseto de verdade. Mas, voltemos aos filme, se você nunca assistiu nenhum filme de terror oriental como Água Negra, O Grito, A Tale of 2 SIsters, O Chamado (Ringu) etc, você vai se assustar muito mais do que quem já viu, o filme tem sérias referências a estes filmes, até no som que o fantasma produz. E no final fica um pouco com cara de Tim Burton - A Noiva cadáver e Sombras da Noite. Mesmo assim o filme me prendeu a atenção, o previsível acontece mas nem tanto assim, teve boas surpresas, ainda levei 2 sustos, poderia ter levado mais não fosse o imbecil da minha frente que ficava acendendo a tela do celular entrando no facebook o tempo todo até eu pedir pra ele desligar, porra galera, vamos desligar essa merda quando entrar no cinema, no teatro, caralho, que maldição ficar conectado 24hrs por dia, acorda pra vida seus pau no cú. 
Gostei, filme acima da média, Recomendo!! Like.

Ah, outra curiosidade, quem faz a MAMA, é um homem, um ator espanhol que além de ser feio pra caralho, magrelo e alto, entra de cabeça nas viagens dos personagens, fez um filme sobre anorexia e emagreceu mais ainda parecendo um semi morto vivo e ainda tem em seu currículo vários personagens macabros, participou de REC, Balada Triste de Trompeta do Alex de la Iglesia, entre outras bizarrices.
_______________________________________________________________________________________________

Avaliação do André (Que apesar de estar velho pra essas coisas, não para de brigar em shows!!! Hahaha. E PRA CARAAALHO!!!!! hahahahaha).

Macabra especial CINEEEEMA!!!!!!!!!!!! 
E além de cinema, semana FODA demais com DOIS PUTA SHOWS DO CARAAALHO:

AAAAAAAAAAACCEPT e

CAAAAAAARCAAAAASSSSS!!!!!!!!!!!!

PUTA QUE ME PARIU!!!!!!!!! FOOOOODA PRA CAAARAAALHO OS SHOWS!!!!!!!!!!!!!

Cara, não gosto muito de cinema, pela encheção de saco de falatórios (Na macabra é diferente, hahahaha) e piadinhas de quem está lá por estar e nem entende de filmes de horror (no caso de ser um filme de horror), filhos da puta com celulares (esse teve uma bicha cuzona fuçando no Facebook, com uma luz monstro do celular cegando todo mundo, que o Georges já deu uma cortada: Por favor, dá pra desligar que tá atrapalhando... E eu, daquele meu jeitinho OGRO de ser, ajudei dando um atropelo: FAZ FAVOR AÍ BROTHER!!!! Hahahahaha), de eu não poder parar para tomar uma cerveja, fumar um cigarro, ir dar uma mijada etc... mas enfim, macabra no cinema, é sempre bom!!! Pela balada e, ainda mais se a gente assiste um filme bom!!!

Com um filme apresentado pelo Guilherme Del Toro (ele só foi o Produtor Executivo neste, mas tem peso por filmes como Hellboy, Don´t Be Afraid Of The Dark, O Labirinto Do Fauno, Hobbit etc...), MAMA (que é uma versão estendida do curta de 2008,  Mamá, escrito e dirigido por Andrés Muschiette) foi escrito por Andrés Muschiette, Barbara Muschiette e Neil Cross, e dirigido por Andrés Muschiette! 

Sinceramente não conheço trabalhos anteriores deles, só sei que o Neil Cross escreveu o seriado Luther, e o Andrés Muschiette é novato! 
Com o nome de Guilherme Del Toro na produção, o filme já parte com o pé direito, mas ao mesmo tempo, o diretor é novato, tem a velha história de se iludir, e como eu ando com o coração absurdamente peludo ultimamente, hahahaha, fui ao cinema sem grandes expectativas!

O CARALHO DO FILME!!!!!!!!!!!

MAAAAMACITA!!!!!!!!!!!!!!!!

SPOILERS ALERT!!!!!

O filme conta a história de duas meninas que são adotadas pelo fantasminha chamado MAMA, logo depois que o papai surtado comete um massacre matando o sócio e a própria esposa, foge com as elas, sofre um acidente no meio do caminho e vai parar em uma casa em uma puta floresta do caralho. Após uma busca de cinco anos, são encontradas, vão morar com o titio, sua namorada que quer ser rockeira e descolada, e é claro, com sua madrasta fantasminha MAAAAMA!!!

UUUUAAHHAHHAHAHAHAHAHAHAHAA!!!!!

Não tenho muito que falar... Acho que, o que o Luisão e o Georges comentaram, e em alto estilo, foi mais do suficiente! Depois de conversar com eles, e ler os comentários (Georges, você foi muito foda em pesquisar sobre as mariposas!!!!!! CARAAALHO!!!), decidi deixar o coração um pouco menos peludo. UM POUCO!!! Hahahaha

A produção é boa, é escuro, tem clima e tal, mas seria melhor se não tivesse uma estória fraca e os personagens fossem mais fortes. O fantasma feio pra caralho, que é o Javier Botet, que fez menina Medeiros no REC, e as menininhas atuam bem, mas o papai e o titio (Que é o mesmo ator que faz os dois papéis), a titia (Que alias não sei o porquê dela no filme), a namorada rockeira do titio, e o médico, não. 

Não que o filme não seja bom, mas acho que não tem nada de mais. A história é simples, sem nada de mais, com poucos sustos, e os poucos que têm, são previsíveis!!!

O lance das mariposas... Caralho, um monte de filme de terror tem essa merda, que apesar de legal, depois de ter lido a respeito na pesquisa feita pelo Georges, já está batido! Parede com infiltração fantasmagórica... Caralho, idem!! Parece o tempo todo que eu estava vendo um filme oriental!!

Depois de um século de uma espera entediante enquanto o médico faz um monte de sessões de hipnose com a mais velha até se tocar de que MAMA não é só um fruto da sua imaginação, e sim um fantasma com ressentimentos, vem uma parte chata de uma explicação demorada e fraca, de como a MAMA vira MAMA... Que foge de um instituto mental, pega um criança, se joga do precipício com ela pra se matarem, e nem isso a filha da puta consegue, porque a criança fica pressa em um galho de arvore que sai da rocha (Parece história de desenho animado), fazendo assim com que só ela se mate, e vire uma fantasminha magoada, igual a que a gente já viu em um milhão de filmes orientais! E após o acidente do papai com as menininhas (Que andam que nem uma aranha Gollum, só que com um CGI muuuito mais fraco), MAMA adota as duas lobas/arainhas Gollum como sendo suas, que ao serem encontradas, as acompanha e começa a assombrar quem se mete no caminho delas!! (Como se alguém tivesse culpa da incompetência dela em tentar se matar levando a criança junto). E ela conta tudo isso em um sonho pra rockeirinha, que não é atacada pela MAMAcita, porque ela não está nem aí pras meninas! E as histórias se perdem um pouco entre elas enquanto desenrola tudo isso!!! Talvez por falta de experiência do diretor...

O final, que podia ser do mal, com a MAMA puta da vida levando a menininha lobinha e ponto, acabar aí, pra fazer o filme levar nota 8, no final das contas, não é!! O cara resolve transformar a menininha em borboleta, como que querendo dizer: Oh, ela foi levada embora, mas está em paz na forma de uma linda borboletinha!! Oohhwww... Quando a gente pensa que vai acabar com um final bicha, quando a MAMA está toda melosa e arrependida, segurando a ossada da criança, porque acharam a caixa com os restos mortais dela, a lobinha sai correndo e da uma reviravolta, com a MAMA ficando louca pra caralho, puta da vida, e do mal de novo, ela pega a menininha loba, cai do precipício, e volta a ser bicha de novo com a lobinha virando borboletinha!! AH... VAI TOMAR NO CÚ!!! Faça-me um favor!!!! O nome da categoria já diz tudo: HORROR!!! O que mais me incomodou no filme foi o final!! Enche o saco filmes que são feitos para familiazinha!!! 

De novo: VAI TOMAR NO CÚ!!! E com acréscimo: VÃO SE FODER!!!!!

Estava faltando um filme de fantasma na macabra, mas como eu disse, a história é simples, sem nada de mais, com poucos sustos, e os poucos que têm, são previsíveis!!!

E OLHA QUE EU SOU O QUE TOMA SUSTO COM QUALQUER MERDA!!!!

Enfim, como o Luisão falou, pela safra que a gente estava tendo, o filme vale, mas ainda é fraco e estamos esperando aparecer um FODA PRA CARALHO! Para quem gosta de um filme convencional hollywoodiano, é um bom filme, mas se você gosta de um filme mais do mal, é mediano. 

Talvez demore a aparecer um FODA PRA CARALHO, já que o povo não tem mais o mínimo de criatividade (Ou porque já tenham feito de tudo! Será? Não, tem muito filme bom por aí ainda, desde que não seja de Hollywood!), e tudo que estão fazendo são cópias de outros filmes, ou pior, REMAKES, porque é só isso que tem saído, e o que resta pra eles fazerem!!!

Dou nota 6!

VIRAM COMO DEIXEI MEU CORAÇÃOZINHO MENOS PELUDO?????? HAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!

No final das contas, me diverti, porque valeu muito a balada!!!!! SEMPRE!!!!!!!!

________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário