segunda-feira, 15 de junho de 2009

Saw IV

Informações Técnicas
Título no Brasil: Jogos Mortais IV
Título Original: Saw IV
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Site Oficial: http://www.saw4.com/
Estúdio/Distrib.: Buena Vista
Direção: Darren Lynn Bousman
Sinopse: Jigsaw (Tobin Bell) e sua aprendiz Amanda (Shawnee Smith) estão mortos. Depois da notícia do assassinato da detetive Kerry (Dina Meyer), dois oficiais veteranos do FBI, especialistas em traçar perfis psicológicos de criminosos - agente Strahm (Scott Patterson) e agente Perez - chegam à delegacia de polícia vazia e ajudam o veterano detetive Hoffman (Costas Mandylor) a examinar detalhadamente o mais recente e sinistro jogo de vítimas de Jigsaw e a reunir as peças do quebra-cabeças.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0890870/

_______________________________________
Avaliação: Luisão (o implacável!!!)

Vamos lá...

Impossível aguentar um filme com uma edição tão escrota.

As armadilhas, que são até interessantes, passam quase despercebidas de tanto que a câmera treme e de tão rápidos que são os cortes...

Dá uma tristeza quando eu lembro da cena do terceiro filme com o cara sendo torcido em partes nada confortáveis, era pra ser a melhor cena da franquia e uma das melhores dos últimos anos, mas ficou decepcionante e irritante, com o treme treme. Realmente é triste ver este disperdício.

E os diálogos então, fracos como os atores, acompanham o ritmo e quando você tá pensando em algo do tipo "quem é mesmo esse personagem?" você já perdeu umas 10 frases e uma delas acaba tendo importância na trama.

Pra não falar só mal, isso das ligações entre os filmes é realmente muito bom. E a cena da autópsia é bem angustiante e bem feita mesmo. Assim como também é bem gratuíta e apelativa. O que não é um defeito :)

E a cena do gelo também é boa. E a do espeto. Xiii...daqui a pouco vou me convencer que gostei desse estrupício...

O roteiro não é perfeito porque o cara teve que se virar pra inventar um novo sucessor, fez o que pôde... mas o quebra-cabeças principal não faz muito sentido (isso do Riggs ficar indo pra um lado e pra outro foi bem chato... e o personagem e ator são péssimos).

Não da pra fazer um abaixo-assinado contra a edição "muderna" não? Seria uma série bem melhor sem isso.

Enfim, apesar de algumas coisinhas boas, o filme é bem fraquinho, só não perde pra segunda parte...é tipo rock pra moleque...Limp biskit, Caliban, Linkin' Park, CPM 22, essas coisas.

Aconselho a ver em divx ou dvd pra voltar e entender melhor a história (e pra não gastar $$$ em locação com algo que não vale). Não que seja muito confusa, é que nao dá tempo de acompanhar mesmo.

Concluindo minha avaliação: é uma franquia em decadência.

Saw (2004) apareceu na obscuridade como um filme independente e que foi conseguindo mexer com o público devido à sua complexidade genial do roteiro, que mesclava terror psicológico e serial killers enigmáticos. Com o grande sucesso deste 1º, apareceu um segundo filme basicamente igual ao 1º, só para verificar se existia folego para dar início a uma franquia. Deu certo: Vieram o 3, o 4 e o 5. Infelizmente a série SAW já é uma franquia mais do que explorada e sem nenhuma novidade. Hollywood sempre fez isso. Explora, explora e depois joga fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário