quarta-feira, 10 de junho de 2009

Alone

Informações Técnicas
Título no Brasil: Espíritos 2 - Você Nunca Está Sozinho
Título Original: Alone
País de Origem:Tailândia
Gênero: Terror
Ano de Lançamento: 2007
Site Oficial: http://www.alone-themovie.comEstúdio/
Distrib.: Downtown
Direção: Banjong Pisanthanakun / Parkpoom Wongpoom

IMDB:http://www.imdb.com/title/tt0484090/
___________________________________
Avaliação do Luisão (aquele que nunca gostou de gêmeos... nem das Olsen!)
Na época em que as Quartas Macabras aconteciam semanalmente, sem nunca furar (e os integrantes eram felizes, unidos e bêbados, he, he...) sempre alternávamos bons e maus filmes.

Era inevitável diante da proposta de que os filmes a serem escolhidos deveriam ser inéditos a todos os participantes.

Também dentro do inconsciente coletivo de querer assistir filmes recém lançados lá fora no exterior, e ainda inéditos no Brasil... ou seja, muitos deles sem saber qualquer informação quanto a qualidade.

Aliás muitos dos filmes que assistimos nas Macabras ainda permanecem inéditos por aqui... o que é uma pena em alguns casos!

Já Alone foi lançado nos cinemas brasileiros com o esdrúxulo nome de “Espíritos 2”. Sabe por que? Porque é o filme imediatamente posterior do mesmo diretor de Shutter aqui nomeado de “Espíritos, a morte está a seu lado”.

Portanto, aqui fica a dica: não se trata de uma continuação!

Pois bem, voltando a alternância entre o bom e o mau filme, conforme comecei escrevendo acima, às vezes essa alternância acontecia em períodos: assistíamos 3, 4 excelentes filmes, e na seqüência 3, 4 lixos.

Ossos do ofício, esse é o jogo!

Alone faz parte de uma das seqüências mais bem sucedidas das Quartas Macabras. Não lembro exatamente os filmes que integraram tal seqüência, mas acho que foi o Halloween do Rob Zombie, talvez o [REC], Cloverfield... sei lá, não lembro mais, to chutando.


Bom, se trata de um filme do mesmo diretor de Shutter, e isso para nós significa muito.

Shutter nós todos assistimos antes da criação da Quarta Macabra, ou seja, cada um em sua casa, e para nós é um filme com a menção honrosa “Cueca Borrada” ... todo mundo cagou na calça quando assistiu! Menos o Luizinho que drumiu, e depois fala que o Shutter não dá medo, he, he, he...

Aliás, quando vi o trailer do Alone já fiquei com medinho: ele mostra várias fotos (provavelmente reais) de irmãos siameses, algumas tenebrosas, e diz que "somente tantos por cento" de cirurgias de separação de siameses dão certo, mas apenas um dos irmãos sobrevive. Aí mostra uma moça andando sozinha na praia, e entra a legenda: "Mas eles nunca mais ficarão sozinhos", e a moça olha para trás e vê pegadas, de alguém invisível, marcadas na areia ao lado das dela!!! Brrrrrr... Isso que é trailer!!!

Independente da inevitável comparação com o Shutter, Alone é um filmão!

Terror oriental dos bons!!!

Usando a mesma estrutura de Shutter o diretor tailândes (que não sei o nome, mas deve ser BANJONG THANAKU PARKPOOM WONGPOOM) conseguiu fazer um ótimo filme de terror.

Assim como o antecessor, Alone reserva sua surpresa para o final. São excelentes as cenas de impacto quando o fantasma aparece e os climas são muito bem estruturados.
A guinada final do roteiro é brilhante, pois até o meio do filme não desconfiei de nada. Ao contrário: estava até achando tudo muito óbvio demais. Fantasma de irmã se vinga pelo abandono da outra.

Ledo engano: Alone dá uma reviravolta e seus minutos finais são de puro deleite assustador. Para quem curtiu Shutter certamente vai se identificar bastante com este, pois até os enquadramentos são parecidos e a própria estrutura do roteiro é similar. Bom, eu gostei bastante.

Mas como única comparação entre os dois filmes eu diria que a surpresa final de Shutter é mais eficaz e mais chocante. Mais from hell!!!

Trata-se da estória de duas gêmeas siamesas, a Plic e a Ploc que nasceram grudadinhas, cresceram juntinhas e no início da adolescência ficavam lá, uma escovando o cabelo da outra, colocando fivelinha, etc... até que aparece um japinha de peru pequeno querendo comer as duas e... na verdade só queria comer a Plic, e a Ploc fica com um mix de inveja, ciúmes e ódio.

Bom, da pra imaginar que uma delas magoa, morre e vai pra pia.

Antes, é óbvio que os médicos fazem a cirurgia de separação de corpos.

Ai, a que morreu da dupla Plic-Ploc passa a atazanar a que sobreviveu. E tome susto...

Vou contar um spoilerzinho:

A cena que mais me assustou foi a do piano... entra a personagem numa sala escura, e parece como se tivesse alguém atrás do piano, ai fica aquela musica de que alguém está ali atrás do piano... ai a personagem olha e não tem ninguém... eu respirei aliviado e a personagem olha pra frente e ta ela lá... a fantasminha mogoada de bocarra escancarada, mutcho, mas mutcho feia!!!

Não vou soltar mais spoiler nenhum, mas esse diretor tem um problema sério com camas, e isso me dá uma agonia, detesto fantasma que não te deixa dormir em paz...

Assistam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário