segunda-feira, 15 de junho de 2009

30 Days of Night

Informações Técnicas
Título no Brasil: 30 Dias de Noite
Título Original: 30 Days of Night
País de Origem: Nova Zelândia / EUA
Gênero: Terror
Classificação etária: 18 anos
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Site Oficial: http://www.30daysofnight.com/
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: David Slade
Sinopse:Nesta competente e assustadora adaptação da graphic novel cult escrita por Steve Niles, 30 Dias de Noite, a cidade de Barrow (Alasca) mergulha n habitual escuridão total de quatro semanas durante o inverno. No entanto, diferente dos outros anos, a cidade é tomada por vampiros sedentos por sangue humano e dispostos a tudo para conseguí-lo.

IMDB:http://www.imdb.com/title/tt0389722/


______________________________

Avaliação do Luisão (o que é difícil de contentar)
Desde o momento que assisti 30 Dias de Noite, eu estou matutando pra ver se consigo entender porque não achei ótimo, como todos os demais colegas macabros.
Sim, o filme cumpriu o que prometeu... escuridão, sangue, horror e estilo... ressalto que não li os quadrinhos, então não vou fazer comparativos.
Acho que não tem como definir melhor esse filme. Para os amantes dos filmes de vampiros, esse com toda a certeza, é um prato cheio.
Com uma trama interessante, cenas bem filmadas, atuações razoáveis, fotografia impecável, sem contar o estilo da horda de vampiros que é de cair o queixo tamanha inovação e originalidade de sua caracterização. A forma como eles pensam pra organizar o ataque à suas vítimas, o jeito de se comunicar entre si, a “língua” usada por eles (que dá arrepios), e até mesmo os gritos e guinchos
A sensação que o filme passou, foi de extrema vulnerabilidade e isolamento. Em vários momentos do filme eu pensei comigo mesmo “nunca que eu moraria num lugar desse” um filme muito frio (nos dois sentidos), tenso, e que me fez pular várias vezes da cadeira
Não vou deixar de citar também, a cena da decapitação, muito realista e violenta!
Ultimamente, estou gostando mais de finais depressivos do que de finais felizes. Depois de Abismo do Medo, aprendi que nem sempre o filme termina da forma como queriamos, e isso não é mais levado por mim como um desgosto dependendo do motivo e da lógica. E 30 Dias de Noite não foi diferente. O desfecho foi belissimamente filmado e interpretado deixando a cena um dos melhores momentos do filme.
Ai que eu me pergunto: porque não me impressionei positivamente?
Tá, o filme tem problemas. A câmera é horrível: a câmera treme, a câmera pula, a câmera parece que está sendo segurada por um epiléptico durante um ataque. Algumas cenas importantes eu tive que esperar terminar pra poder entender o que aconteceu, a da menininha por exemplo.
Outro problema é que o filme mostra um texto indicando quandos dias já se passaram desde o início da tal noite, mas os personagens parecem exatamente iguais ao começo do filme. A barba dos homens não crescem e as roupas nem parecem muito sujas. E olha que o filme podia se chamar 30 Dias Sem Banho.
Os defeitos são esses. De resto, só elogios. Ah, os diálogos são sensacionais. Frases como: "sinta o frio, não é o inverno, é a morte chegando" reforçam o clima de perigo iminente. Outra frase que achei marcante foi "Existe uma razão pela qual a gente vive aqui. Só nós aguentamos." Na minha opinião essa frase deveria ser adicionada ao hino nacional brasileiro.
De resto, como já mencionei, adorei a caracterização dos vampiros. Eles são uns monstros, não dá pra gostar deles, são tão detestáveis que tudo que eu queria é que eles fossem mortos logo.
Eu adorei as locações. A panorâmica aérea da hora do massacre é espetacular, o contraste do sangue com a neve é muito bonito.
Vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário