Título no Brasil: Zé do Caixão - à Meia-Noite Levarei Sua Alma
Título Original: À Meia Noite Levarei Sua Alma
País de Origem: Brasil
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 81 minutos
Ano de Lançamento: 1964
Site Oficial: http://www.uol.com.br/zedocaixao
Estúdio/Distrib.: CMG
Direção: José Mojica Marins
Sinopse: O cruel agente funerário Zé do Caixão, temido e odiado pelos humildes moradores de um vilarejo, vive a demente obsessão de gerar o filho perfeito, que possa garantir a perpetualidade de seu sangue.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0059440/
_______________________________________
Avaliação do Luisão do Caixão (messsssssssstre.... messssssssssstre...)
Dizer o que desse clássico??? Já rasguei seda suficiente na avaliação do Encarnação do Demônio, então tentarei ser menos groupie nessa avaliação de outro filme do meu messsssste Seu Zé!
Mojica foi um pioneiro do "gore" no cinema de horror, mostrando dedos decepados, rostos dilacerados, olhos furados, isso tudo no começo dos anos 60 (em 1962), alguns anos antes de A NOITE DOS MORTOS-VIVOS, de George A. Romero, considerado "oficialmente" o primeiro filme a ter violência explícita no cinema de horror (leia-se membros decepados e devorados).
O brasileiro também largou antes de outro "papa do gore", Hershel Gordon Lewis, que faria o "clássico" sangrento BANQUETE DE SANGUE apenas em 1963! (citando informação chupinhada do Felipe M. Guerra no site Boca do Inferno)
Logo, Mojica pode ser considerado não só um visionário, mas um verdadeiro antecessor porque além das cenas fortes de violência, À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA ainda tem ataques "heréticos" contra a religião católica, isso no maior país católico do planeta, numa época de forte censura!!!
É uma pena que os brasileiros, acostumados a celebrar tudo que vem de fora, ainda não tenham dado o devido valor aos filmes do mestre (viu Soneca?).
Quanto ao filme propriamente dito, é a primeira parte da trilogia Zé do Caixão em busca da mulher que lhe gere o filho perfeito...depois veio Esta noite encarnarei no teu cadáver e o citado Encarnação...fechando a trilogia.
Acho que "À Meia-Noite..." ainda é o marco da genialidade e da originalidade de Mojica.
Mesmo tendo sido o filme com o menor orçamento é o que mais trabalha e aprofunda a personalidade da personagem Zé do Caixão, que acabaria fundindo criador e criatura eternamente.
O choque que o filme causou na sociedade ultra-conservadora na época causou um eco que pode ser ouvido até hoje através de cineastas e videomakers inspirados na criação do gênio Mojica.
Apesar de gostar muito de "Esta noite", creio que Mojica acabou por homenagear demais clássicos do cinema de horror e utilizou menos a originalidade e inocência, por que não?, do primeiro filme da trilogia.
Sem criticas...só elogios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário