terça-feira, 16 de junho de 2009

The Happening

Informações Técnicas
Título no Brasil: Fim dos Tempos
Título Original: The Happening
País de Origem: EUA / Índia
Gênero: Drama / Suspense
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 13/06/2008
Site Oficial: http://www.thehappeningmovie.com/
Estúdio/Distrib.: Fox Filmes
Direção: M. Night Shyamalan
Sinopse: Neste suspense que fará seu coração disparar, M. Night Shyamalan, o escritor e diretor de O Sexto Sentido e Sinais, conta a história de um evento que ninguém consegue deter e que ameaça a vida da população mundial ao atacar seu instinto mais básico: a sobrevivência.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0949731/
__________________________________
Avaliação do Luisão (o que hoje faltará pela primeira vez numa Quarta Macabra)
Antes da sessão deste filme na Quarta Macabra, rolou uma pequena polêmica (que já foi muito comum no passado, e hoje tá meio que superada) se o filme era ou não "digno" de ser assistido no nosso evento.
Para vosso conhecimento: a Quarta Macabra foi criada como um evento espontâneo, para inicialmente 3 amigos e uma buldogue (André, Erik, Aryal e eu... só depois entrou o Luizinho, e mais tempo depois o Pedro, que foi aceito quase no grito, rsrs...) assistirem um filme de terror por semana (influência direta da hoje falida Segunda Satânica do Beto e do Rui), e como evento teve um início muito gratificante, mas com o tempo, foram-se criando tantos regramentos semi-militares que engessaram o evento, fecharam as portas para pessoas não aceitas, viraram uma obrigação semanal, enfraqueceram amizades, romperam brotheragens, etc... e uma das exigências era de que o filme a ser assitido fosse sempre de terror.
Hoje eu considero o evento prazeiroso novamente... mas que houveram tretas? ah, se houveram, he, he, he... eu sou um dos mais bélicos, reconheço, rs...
Assim, a exibição de filmes de Terrir, trillers, trasheiras, suspense, etc... necessitam de que alguém levante a bandeira do filme, e faça um belo trabalho de marketing para que este seja bem votado e assistido pelos outros.
Escrevi tudo isso pra de cara comentar que este aqui não se trata de um filme de terror...tá muito mais pra cinema catástrofe! Eu tinha visto o trailer naquela semana do The Happening, e adorei ver aquela chuva de operários de suicidando, os corpos pendurados em árvores, a agulha de tricô sendo enfiada no pescoço pela suicida, o cara se deitando na frente do cortador de grama, etc... então coloquei pilha pra assistirmos (leia-se votei a favor, e tentei persuadir o voto dos colegas Macabros).
De cara, percebe-se no trailer que os suicidas estão meio que em transe, diferente do ar festivo e animado das japinhas de sainha pregada do Suicide Club... já comentei aqui sobre japinhas em idade de colégio com saias pregada?? Não!!! Qualquer dia comento... rsrs... preciso indicar Stacy pra uma Macabra, he, he...
Bom, vamos a avaliação: em linhas gerais sou simpático a filmografia do M. Night Shyamalan, sendo que O Sexto Sentido e A Vila (acho que desse só eu gosto) são filmes que gosto muito.
M. Night Shyamalan é um diretor com estilo próprio e mesmo gostando ou não de seus filmes, isso não se pode negar. O cara sabe contar uma boa estória fantástica e mesclar elementos reais e nos fazer acreditar que o impossível existe.
Vejo muita semelhança desse The Happening com os Pássaros de Hitchcock, onde uma força estranha da natureza se revoltava contra os seres humanos causando desespero, pânico e caos.
Neste caso não são pássaros e sim a própria natureza que por alguma razão misteriosa, resolve dar o troco soltando toxinas tóxicas (se eu montar uma nova banda de rock vai chamar Toxinas Tóxicas) que induzem os humanos ao suicídio.
É uma temática muito interessante e Shyamalan filma tudo no anti climax, deixando-nos sem saber o que estará por vir na próxima cena.
Os personagens passam o tempo inteiro andando de um lado para o outro sem entender o que está acontecendo ou o que estão combatendo. Vale destacar que o inimigo do filme é do tipo que não tem como combater e nem como fugir, o que por si só torna o filme muito assustador.
Pena que o casal principal é apático. Mark Whalberg é um ator muito limitado (gosto dele em Boogie Nights, mas só!) não há muita expressão em seu rosto, e a atriz que interpreta a mulher do professor é uma nulidade... mas com um lindo par de olhos azuis, rsrs.
Mas aí o diretor mostra cenas como o pulo coletivo de um prédio ou árvores repletas de enforcados, como se fossem frutas, que comentei a cima, e não tem como não ver certo charme no filme.
Fora o casal principal, os demais personagens são razoavelmente interessantes. O filme acompanha um pequeno grupo na busca de alguma saída para aquele início de apocalipse.
Detalhe, Shyamalan NÃO apresenta aquele desfecho enigmático e sensacional de seus outros filmes. Li numa reportagem que ele não quer ficar sendo conhecido como o diretor de filmes assustadores com uma reviravolta.
Mas o resultado final é acima da média.
Eu gostei muito deste novo filme do Shyamalan, pode não ser o melhor da carreira do diretor, mas definitivamente não é o pior. O filme tem seus bons momentos e algumas cenas de gore que funcionam muito bem, mas eu sinceramente não esperava mesmo um filme sangrento ou mesmo de terror.
Recomendado pelo Luisão, se é que isso vale alguma coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário